sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

NOTICIARIO: IREX colabora com ProPAITO e MMAS em workshop sobre direitos das crianças

IREX colabora com ProPAITO e MMAS em workshop sobre direitos das crianças

MAPUTO, Moçambique, 28 de Fevereiro de 2014 - Um grupo de 15 representantes de entidades governamentais e ONGs participou hoje de um workshop no Ministério da Mulher e Acção Social (MMAS). O evento foi organizado pelo Projecto ProPAITO, financiado pelos Estados Unidos da América e implementado pela Save The Children. O Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique, também iniciativa do governo dos Estados Unidos, através da sua Agência Para Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX, colaborou com a discussão sobre credibilidade e mídia. O objectivo do encontro foi discutir a formulação de estratégicas de comunicação em defesa da infância. “É a eficiência do atendimento às crianças que deve garantir a credibilidade da comunicação”, disse Ricardo Fontes Mendes, Director de Capacitação da IREX Moçambique. “Depois destas discussões, vamos preparar a campanha e apresentá-la aos grupos focais para avaliação, antes de levá-la a um público maior”, explicou Paola Franchi, gestora do Projecto ProPAITO. São parceiros a Associação de Deficientes de Moçambique (ADEMO), Linha Fala Criança, Rede da Criança, Rede Nacional de Jornalistas Amigos da Criança (RECAC), Rede Contra o Abuso de Menores (CAME) e o MMAS.

 


O Director de Capacitação da IREX, Ricardo Fontes Mendes, fala sobre 

credibilidade e mídia no Ministério da Mulher e Acção Social.


Para mais informações, por favor contacte IREX Moçambique maputo@irex.org.mz

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique www.irex.org.mz



NOTICIÁRIO: Com apoio da IREX, Egídio Vaz deixa o Programa Para Fortalecimento da Mídia para se estabelecer como consultor independente da mídia

Com apoio da IREX, Egídio Vaz deixa o Programa Para Fortalecimento da Mídia para se estabelecer como consultor independente da mídia

MAPUTO, Moçambique, 28 de Fevereiro de 2014 - Egídio G. Vaz Raposo deixa a IREX a partir do dia 28 de Fevereiro de 2014 para se estabelecer como consultor independente da mídia. Egídio Vaz desempenhava até a data as funções de especialista da mídia para capacitação profissional do Programa Para Fortalecimento da Mídia (PPFM), depois de por um ano ter exercido no mesmo programa, as funções de especialista para advocacia e alianças. O PPFM tem como uma das suas metas programáticas a formação e disponibilização para o mercado moçambicano de pelo menos três consultores de mídia capazes de oferecer serviços de consultoria especializada e responder as demandas do mercado. Assim, Egídio Vaz surge como o primeiro consultor formado e apoiado pela IREX que vai concentrar o seu trabalho em três áreas da mídia e comunicação, nomeadamente formação e capacitação profissional, pesquisa e advocacia. Falando no acto de despedida, Egídio Vaz disse sentir-se muito honrado por ser o primeiro dos três consultores formados e apoiados pela IREX e um marco importante da sua carreira profissional. Por outro lado reconheceu a responsabilidade que sobre ele recai, de poder contribuir para a solução das necessidades cada vez mais urgentes do mercado. “Estou preparado e ávido em abrir novas frentes”, disse Egídio Vaz. Por seu turno, Arild Drivdal representante da IREX disse "Pelas suas abilidades e anos de experiência Egídio possui todos os requisitos necessários para suceder como um consultor independente da mídia, uma área onde consultores experientes são muito procurados". Egídio Vaz foi dos primeiros profissionais a ingressar na IREX em Agosto de 2012. Aos interessados em saber mais do perfil profissional de Egídio podem consultar o seu website em ww.egidiovaz.com. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.

 

 

Egídio Vaz Raposo deixa IREX depois de um ano e meio de serviço.

 

Para mais informações, contacte por favor a IREX Moçambique pelo endereço maputo@irex.org

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique www.irex.org.mz

 



quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

NOTICIARIO IREX 2014-0226 - Comissao de resposta tem novos membros

Comissão de resposta tem novos membros

MAPUTO, Moçambique, 26 de Fevereiro de 2014 - A Comissão de Resposta tem desde ontem, 25 de Fevereiro, novos membros eleitos por jornalistas e profissionais da mídia, numa reunião pública realizada na cidade de Maputo. A Comissão é um mecanismo autónomo e independente de concertação responsável pela coordenação de respostas a casos de violação da liberdade de imprensa em Moçambique. É uma iniciativa de jornalistas e profissionais da mídia de diversas entidades. Na reunião foram eleitos Jeremias Langa, da SOICO, Mário Marrengula, do Centro de Programas de Comunicação da Universidade Johns Hopkins, Filipe Mabutana, da Rádio Moçambique, Fernando Gonçalves, do semanário SAVANA e Célia Claudina, da Rede de Comunicadores Amigos da Criança. Os dois últimos membros foram reeleitos para mais um mandato cuja duração é de um ano. Após a reeleição, Gonçalves instou aos colegas para encarem a Comissão com enormes responsabilidades de modo a corresponderem com aquilo que são as reais necessidades dos jornalistas. Segundo disse, a luta por uma plena liberdade de imprensa é contínua. Por seu turno, Jeremias Langa, em representação dos novos eleitos, agradeceu a confiança depositada pelos jornalistas e profissionais da mídia presentes no acto e assumiu o compromisso de dedicar as suas competências para que haja uma efectiva liberdade de imprensa no país.

Jeremias Langa, Fernando Gonçalves, Célia Claudina e Mário Marrengula após a eleição. O quinto membro, Filipe Mabutana, ausentou-se antes da foto  por imperativos profissionais.

 

Para mais informações, contacte por favor a IREX Moçambique pelo endereço maputo@irex.org

Programa Para Fortalecimento da Midia em Moçambique www.irex.org.mz



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

NOTICIARIO IREX 2014-0212-Arranca laboratório de telejornalismo na IREX


ARRANCA LABORATÓRIO DE TELEJORNALISMO NA IREX

 

MAPUTO, Moçambique, 17 de Fevereiro de 2014 - Catorze jornalistas de televisão, jornal, rádio e mídia digital serão instruídos em jornalismo televisivo. O grupo irá também reflectir sobre o telejornalismo em Moçambique e no mundo a partir de uma visão global dos processos de produção, planeamento, filmagem, edição e apresentação. Espera-se que no final do curso os participantes apliquem os conhecimentos no dia-a-dia do seu trabalho. O curso tem a duração de dez semanas e é dirigido por Selma Inocência, Especialista de Capacitação da IREX, jornalista e vencedora de dois prémios CNN. Este é apenas um dos cursos que durante o presente trimestre serão ministrados na IREX. Os outros incluem jornalismo multimídia, jornalismo investigativo, jornalismo económico, fotografia, produção editorial e design gráfico, inglês para jornalistas e redacção.

 

Selma Inocência, instrutora do curso falando aos instruendos durante a sessão inaugural

 

Para informações, por favor, contacte a IREX Moçambique: maputo@irex.org 

Programa Para o Fortalecimento da Mídia em Moçambique: www.irex.org.mz

 






quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

NOTICIÁRIO IREX-2014-0213-Jornalistas nacalenses discutem jornalismo económico

Jornalistas nacalenses discutem jornalismo económico

 

NAMPULA, Moçambique, 10 de Fevereiro de 2014 - Treze jornalistas provindos de diversos órgãos de informação, entre rádios comunitárias, jornais e televisão representados na cidade de Nacala estiveram semana passada, dia 5 de Fevereiro de 2014 reunidos, para discutir em torno da prática do jornalismo económico em Moçambique. A reunião contou com a orientação de Paulo Oliveira, jornalista investigativo brasileiro que na altura proferiu a palestra subordinada ao tema “jornalismo económico e indústria extractiva em Moçambique”. Oliveira disse aos jornalistas presentes que duas questões centrais para a economia extractiva são: legislação e tributação. Para tal, ele apelou para a necessidade de seguir estes assuntos de perto, uma vez que o impacto causado pela economia extractiva impacta sobre todos, incluindo as regiões não extractivas. A palestra insere-se nos esforços do Programa Para Fortalecimento da Mídia que visam qualificar e melhorar a intervenção e abordagem da mídia moçambicana na cobertura de assuntos económicos e extractivo de Moçambique. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.

 

“A legislação e tributação são duas questões centrais na industria extractiva”, Paulo Oliveira

 

Para mais informações, contacte por favor a IREX Moçambique pelo endereço maputo@irex.org

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique www.irex.org.mz


--
Thandie Harris-Sapp, Monitoring and Evaluation & Outreach Coordinator/Coordendora de Monitoria e Avaliação & Comunicação

Media Strengthening Program/Programa Para Fortalecimento da Mídia
IREX Mozambique, Av. Ho Chi Minh, 1174
Maputo, Mozambique
T:+25821320090

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Fwd: Destaques do mês de Janeiro de 2014


Veja os principais destaques do Programa Para Fortalecimento da Mídia no mês de Janeiro de 2014

Não consegue ver este email? Veja tudo do website 

 

Presidente da IREX visita Moçambique   

O Presidente da IREX Robert Pearson esteve em Moçambique entre os dias 26 e 29 de Janeiro para inteirar-se dos progressos do Programa Para Fortalecimento da Mídia. Durante a sua estadia, Pearson reuniu-se com parceiros do programa e visitou demoradamente alguns órgãos de informação com os quais a IREX trabalha.

Paulo Oliveira orienta curso de jornalismo económico

O jornalista brasileiro Paulo Oliveira está desde o início de Janeiro de 2014 em Moçambique a convite do Programa Para Fortalecimento da Mídia, para orientar o curso de jornalismo de desenvolvimento económico.

Jornalismo em tempos de conflicto

“Jornalismo em tempos de conflito” foi o tema do primeiro Debates na Redacção de 2014 que teve como principais oradores o Presidente da IREX, o pesqusiador do CEC Ernesto Nhanale e o historiador Rafael Shikhani  

Rádios Comunitárias potenciadas

A Rádio e TV Comunitária de Mocuba; a Rádio Tumbine e a Rádio Nova Paz de Quelimane receberam cada, dois computadores portáteis e respectivos acessórios; descodificadores de internet e equipamento de segurança no âmbito do Programa Para Fortalecimento da Mídia.  

Agenda de formações

De Janeiro a Abril deste ano, o Programa Para Fortalecimento da Mídia vai formar mais de 90 profissionais em diversas áreas de especialidade tais como jornalismo de desenvolvimento económico; jornalismo investigativo; jornalismo multimídia; produção editorial e design gráfico; telejornalismo, fotojornalismo e redacção.

Copyright © 2014 Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique, All rights reserved.
Saiba mais sobre estas e outras noticias em www.irex.org.mz

Nosso endereço é:

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique

Avenida Ho Chi Minh 1174, Maputo

Maputo 1104

Moçambique


Adicone-nos a sua lista de endereços

Email Marketing Powered by MailChimp

 




This email is free from viruses and malware because avast! Antivirus protection is active.


Thandie Harris-Sapp, Monitoring and Evaluation & Outreach Coordinator/Coordendora de Monitoria e Avaliação & Comunicação

Media Strengthening Program/Programa Para Fortalecimento da Mídia
IREX Mozambique, Av. Ho Chi Minh, 1174
Maputo, Mozambique
T:+25821320090