sexta-feira, 30 de maio de 2014

NOTICIÁRIO: Documentário produzido sobre uso de Frontline SMS em Nampula

Documentário produzido sobre uso de Frontline SMS em Nampula

MAPUTO, Moçambique, 30 de Maio de 2014   –  A implantação do software Frontline SMS em rádios comunitárias de Moçambique, actividade realizada pelo CAICC (Centro de Apoio à Informação e Comunicação Comunitária) em parceria com o Programa Para Fortalecimento da Mídia, está sendo registada em um vídeo documentário produzido pela USAID com suporte do núcleo audiovisual da IREX. As filmagens foram feitas em Monapo, Nacala e Ilha de Moçambique por Cristina Miranda, Especialista de Comunicação da USAID, e por especialistas da IREX. "Pretendemos mostrar os resultados do funcionamento desta tecnologia na vida das comunidades da província", disse Cristina Miranda. Esta plataforma encontra maior aderência das pessoas por ser barata, isto é, através de um SMS o ouvinte pode interagir com a rádio em vários programas. "Em 30 minutos de programa era possível termos a participação de até 10 ouvintes nos debates. Agora, com a implantação do sistema, conseguimos garantir a interação com 180 a 200 ouvintes no mesmo periodo," disse Amisse Assane, jornalista e locutor da Rádio Comunitária de MonapoA rádio também encontra nesta tecnologia a possibilidade de comunicar-se com grupos específicos. Assim, dentre outras realizações, ajuda a promover o movimento cultural característico em muitos distritos de Nampula. Ancha José, responsável por um dos grupos de dança, afirma que "a  rádio está a mandar mensagens para fazer apresentações nos eventos importantes na comunidade. Não temos outra actividade rentável, vivemos da dança". A expansão da tecnologia Frontline SMS é um dos objectivos do Programa Para Fortalecimento da Mídia, o que é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.


Amisse Assane, jornalista e locutor da Rádio Comunitária de Monapo. 

Para mais informações, por favor contacte IREX Moçambique maputo@irex.org.mz

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique www.irex.org.mz


--

quinta-feira, 29 de maio de 2014

NOTICIÁRIO: Oficiais do MISAU e jornalistas formados sobre doenças tropicais negligenciadas

Oficiais do MISAU e jornalistas formados sobre doenças tropicais negligenciadas

 

MAPUTO, Moçambique, 28 de Maio de 2014 – Oficiais do Ministério da Saúde (MISAU) e jornalistas participaram hoje numa formação sobre Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN)  na IREX. O programa da formação iniciou na segunda-feira. Porém, até ontem a capacitação esteve direcionada para preparar oficiais do MISAU sobre técnicas de comunicação. A actividade foi promovida pela RTI Envision, uma organização que implementa programas para a eliminação das DTN. A facilitação esteve a cargo de Tomás Vieira Mário, director executivo da Sekelekani, e de Elizabeth Kurylo, gestora de comunicação na Iniciativa Internacional de Tracoma (ITI). "Queremos estabelecer uma plataforma através da qual exista uma ligação permanente entre os jornalistas e os oficiais do MISAU que respondem pela comunicação sobre as DTN", disse Sharone Backers, directora da RTI Envision. "Melhorei o meu conhecimento sobre estas doenças. Todavia, é desejável que o MISAU forneça mais e melhor informação aos jornalistas a partir de agora", apelou Eduardo Conzo, do jornal Savana. Terminado o curso, os jornalistas sentem-se mais aptos para fazer reportagens sobre as doenças e informar o público. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera 17 DTN como prioritárias. Porém, a RTI Envision implementa um programa financiado pela USAID cujo foco é a eliminação de cinco enfermidades em Moçambique. São elas a tracoma (doença do olho), filariose linfática (elefantíase), oncocercose (cegueira dos rios), esquistossomose (bilharziose) e lombrigas. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.

 

  

Jornalistas participantes receberam certificados indicando as competências adquiridas durante a formação.

 

Para mais informações, por favor contacte IREX Moçambique maputo@irex.org.mz

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique www.irex.org.mz


--

quarta-feira, 21 de maio de 2014

NOTICIÁRIO: Mídia Lab TV abre novas oportunidades para jovens jornalistas moçambicanos

Mídia Lab TV abre novas oportunidades para jovens jornalistas moçambicanos

MAPUTO, Moçambique, 21 de Maio de 2014 – Um primeiro grupo de jornalistas de Moçambique, que reúne 12 profissionais, foi graduado, ontem, após participar do Laboratório de Mídia para Televisão (Mídia Lab TV) na IREX. O Mídia Lab é uma actividade de aprendizagem que combina exercícios práticos com conteúdos teóricos. O curso durou quatro meses e foi liderado por Selma Inocência, Especialista de Mídia na IREX e experiente telejornalista. Durante a capacitação, os participantes aprenderam como pesquisar e preparar reportagens, desenvolver matérias e melhorar seu desempenho diante da câmara. O produto final foi um telejornal de 30 minutos produzido integralmente pelos participantes. A formação procura melhorar as habilidades e técnicas de reportagem, ao mesmo tempo em que fortalece a capacidade de focar o jornalismo nos factos. "Vocês desempenham um papel essencial de apoio ao desenvolvimento do país", disse Nils Mueller, Chefe do Escritório da Secção de Democracia, Direitos Humanos e Governação na USAID, falando durante a graduação. Os participantes no curso partilharam suas experiências e reflectiram sobre como as novas habilidades vão ser úteis para suas carreiras. Alguns deles, que não haviam considerado anteriormente seguir na área de telejornalismo, pensam em tornar-se repórteres de televisão. O Mídia Lab para Televisão é parte do Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique, financiado pelo Governos dos Estados Unidos da América através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX. O programa noticioso que foi produzido pelos participantes do curso será partilhado no You Tube e em outras mídias online.  

 

Esquerda: Nils Mueller da USAID entregando o certificado do curso á participante Énia de Fátima Jorge Maló. Direita: Foto de grupo dos participantes do Mídia Lab TV e funcionários da USAID e da IREX.

Para mais informações, por favor contacte IREX Moçambique maputo@irex.org.mz

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique www.irex.org.mz


--

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Onde está, Linda?

O Twoo gosta de pessoas ativas.
Gostaria de manter o seu perfil?
Entre hoje no Twoo e comece a conhecer pessoas novas de Brasil!
Oi Linda,
Não aparece no Twoo há semanas.
O Twoo gosta de pessoas ativas. Quando já não estiver ativo, o seu perfil será ocultado.
Entrar
           
Twoo
Recebeu esta notificação porque está registado como Linda (solelua714@gmail.com) no Twoo - Cancelar. Massive Media Match NV, Emile Braunplein 18, 9000 Ghent, Belgium BE0537240636. info-pt@twoo.com