|
|
|
|
Jornalistas querem respeito e melhores condições de trabalho
MAPUTO, Moçambique, 30 de julho 2014 - No debate mensal sobre questões de mídia, que teve lugar ontem nos escritórios da IREX, os jornalistas participantes exigiram respeito e melhores condições de trabalho. Eles recomendaram aos gestores de organizações de mídia a adopção de políticas que atraiam mais pessoas para a profissão e de incentivos para permanecerem nela. "A motivação para a profissão faz parte de nossos valores fundamentais, mas a nossa motivação também depende, em parte, do nível de confiança que existe entre o jornalista e o editor", disse Gervásio de Jesus, director e proprietário da revista Ídolo. "Há falta de regulação adequada nas organizações de mídia e isso, às vezes, leva às más condições de trabalho e aos baixos salários", disse Sónia Muchate, ex-jornalista da AIM. O tema do debate foi "Motivação dos Jornalistas: profissionalismo vs rendimento salarial". O principal debatedor foi Adriano Nuvunga, do Centro de Integridade Pública (CIP). O debate foi realizado pela IREX em pareceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (CEC). O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.
Para mais informações, por favor contacte IREX Moçambique maputo@irex.org
Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique www.irex.org.mz
Curso para jornalista e estagiários ajuda a melhorar habilidades de escrita
MAPUTO, Moçambique, 29 de julho 2014 - Treze jovens jornalistas e nove estagiários do Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique participaram de um curso de dois dias (25 e 26 de Julho), com vista a melhorar suas habilidades de escrita. Os temas abordados incluíram ortografia, construção de frases, coesão e coerência textual. Os participantes analisaram os textos de jornais, redefiniram os ângulos de abordagem e produziram uma série de textos informativos. "De agora em diante, vou noticiar de forma mais simples e não usar muitas palavras", disse Bertil de Morais, jornalista do jornal Visão Aberta. Para Carmen Pereira, estagiária da IREX e estudante da ECA, o treinamento ajudou a fortalecer sua compreensão da língua portuguesa. ''Passarei a evitar expressões pomposas, escrevendo de maneira mais simples para o leitor''. Os participantes identificaram palavras desnecessárias, construções confusas e aprenderam a usar a gramática, dicionários e outros materiais de referência para aprimorarem os seus escritos. O curso foi orientado por Julieta Langa, formadora e assessora para capacitação da IREX. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.
Duas gerações de estudantes, Zacarias Couto, director do Vertical, e José João, estagiário da IREX.
Para mais informações, por favor contacte IREX Moçambique maputo@irex.org
Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique www.irex.org.mz
Workshop para comunicadores aborda conflito e jornalismo de paz
MAPUTO, Moçambique, 25 de julho 2014 - Trinta e cinco profissionais de mídia das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane participam do workshop sobre jornalismo de paz e eleitoral. O treinamento que começou ontem dura três dias no Centro Cultural Americano em Maputo. A capacitação também vai acontecer nas cidades da Beira, Quelimane e de Nampula durante os meses de Julho e Agosto. O objectivo geral é discutir sobre o papel dos jornalistas e cidadãos repórteres na cobertura das eleições e na consolidação das estruturas democráticas. "Como jornalistas, precisamos de métodos mais sofisticados de resolução de conflitos e de ouvir a população e opiniões diferentes'', disse Marianne Perez de Fransius, especialista em jornalismo de paz e facilitadora da oficina. "Tenho o prazer de aprender como evitar reportar notícias de uma forma que pode incitar a violência ou criar instabilidade desnecessária'', disse Verónica Maguiguane, participante no workshop e jornalista da rádio comunitária Save, de Inhambane. Para além Fransius, são facilitadores Tomás Vieira Mário (Sekelekani) e Rui Lamarques (IREX). Os workshops resultam de um esforço conjunto entre a Embaixada dos EUA em Moçambique, a USAID e a IREX. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pelo IREX.
Marianne Perez de Fransius um dos três facilitadores da oficina, durante a sessão de treinamento.
Para mais informações, por favor contacte IREX Moçambique maputo@irex.org
Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique www.irex.org.mz
Delegação do Governo da Cidade de Maputo visita IREX
MAPUTO, Moçambique, 23 Julho 2014 – O Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) recebeu, esta manhã, a visita de uma delegação do Governo da Cidade de Maputo, composta por quatro membros de diferentes sectores, incluindo aqueles que trabalham nas áreas de saúde e acção social. Durante a visita, a delegação recebeu uma explicação detalhada sobre as actividades do programa e informações úteis sobre planos, prioridades e interesses na cidade de Maputo. A delegação sugeriu que a IREX estudasse a possibilidade de ajudar a trazer mais notícias para os bairros periféricos e ajudasse a garantir que as questões relevantes a esses mesmos bairros sejam abordadas pela mídia. "É importante que sejamos informados sobre o trabalho das ONGs que operam em Maputo", disse Arlindo Lucas Muxlhanga, funcionário da cidade. "Congratulamo-nos com esta oportunidade de ter um diálogo directo com o Governo da Cidade de Maputo", disse Arild Drivdal, representante da IREX em Moçambique. "Para nós, é importante estarmos alinhados com os planos e prioridades da capital do país, porque assim contribuímos para desenvolvimento", disse Drivdal, enfatizando a natureza apolítica do programa MSP. O Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique é financiado pelo governo dos Estados Unidos, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.
Para mais informações, por favor contacte IREX Moçambique maputo@irex.org
Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique www.irex.org.mz
Aceite as nossas saudações
A IREX em parceria com o CEC vem por este meio apresentar o convite, em anexo, para o Debate na Redacção do mês de Julho com Dr. Adriano Nuvunga, director do Centro de Integridade Pública (CIP):
TEMA: Motivação de Jornalistas: Profissionalismo versus rendimento salarial
DATA: 29 de Julho de 2014 (Terça-feira)
HORAS: das 10 às 12 horas
LOCAL: IREX, Av. Ho Chi Minh n° 1174
Por favor confirme presença através do mail maputo@irex.org.
Cordialmente,
Laque Francisco, Program Assistant / Assistente de Programa
Mozambique Media Strengthening Program /
Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique
IREX Mozambique / Moçambique
Av. Ho Chi Minh 1174 | Maputo | Mozambique / Moçambique
T: (+258) 21 320 090 | C: (+258) 82 37 34 663
lfrancisco@irex.org | www.irex.org.mz
Skype: msp-lfrancisco
IREX produz Guia de Ferramentas Digitais para Jornalistas
MAPUTO, Moçambique, 21 de Julho de 2014 - O Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique vai lançar no mês de agosto o Guia de Ferramentas Digitais para Jornalistas 2.0, obra de Sandra Crucianelli, profissional que trabalha na mídia em Argentina. O texto, de 138 páginas em sua segunda edição, lançada originalmente em castelhano, até agora não tinha uma versão em língua portuguesa. Através da parceria entre a IREX e o Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, foi possível viabilizar o trabalho de adaptação. A tradução é de Ricardo Fontes Mendes, Director de Capacitação da IREX e jornalista investigativo. Seiscentos exemplares do livro estarão à disposição dos profissionais da mídia moçambicana. A obra apresenta desde informações básicas para não iniciados no uso de ferramentas digitais para fazer jornalismo investigativo, até técnicas para usar banco de dados e processamento de informações com o objectivo de monitorar orçamentos públicos e a boa governação. "Será um importante instrumento para a capacitação dos profissionais de Moçambique", afirma Mendes. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.
Capa do Guia de Ferramentas Digitais: lançamento será em agosto.
Para mais informações, por favor contacte IREX Moçambique maputo@irex.org
Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique www.irex.org.mz
Curso sobre gestão financeira confere rigor a líderes de associações de mídia
MAPUTO, Moçambique, 18 de Julho de 2014 – Quinze representantes de 11 associações que operam na mídia participaram ontem, em Maputo, num curso sobre Gestão Financeira promovido pela IREX Moçambique. "Estou satisfeita por ter aprendido aspectos que me possibilitam controlar os riscos financeiros que possam afectar uma entidade legal", afirmou Rosalina Nhacote, da organização Mulher e Lei na África Austral – Moçambique (WLSA). "Saio da formação apto para liderar com consistência processos de planificação, considerando os elementares chaves da administração contabilística", disse Rui Manhiça, da Gender Links Moçambique. A capacitação foi facilitada por Marques Malua, director de administração e finanças da IREX. Ontem também, a IREX graduou 20 profissionais que nos dias 26 e 27 de Junho participaram no curso sobre Gestão Estratégica nas áreas de Advocacia e Comunicação; Monitoria & Avaliação; e Tecnologias de Informação na Internet. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.
Rosalina Nhachote (WLSA) opina perante Edgar Tsambe e Nilza Chiemo.
Para mais informações, por favor contacte IREX Moçambique maputo@irex.org
Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique www.irex.org.m
|
|