sexta-feira, 31 de outubro de 2014

NOTICIÁRIO: Mulheres jornalistas discutem participação na cobertura eleitoral

Mulheres jornalistas discutem participação na cobertura eleitoral


MAPUTO, Mozambique, 31 October 2014 – Vinte jornalistas reuniram-se, ontem, na Gender Links, para discutir em mesa redonda o papel da mulher na cobertura eleitoral, no âmbito da implementação do Protocolo da SADC sobre género e desenvolvimento. Durante o encontro, os presentes concluíram que as jornalistas trouxeram uma perspectiva diferente sobre temas fundamentais. "Foi um desafio acompanhar e fazer a cobertura do candidato presidencial durante a campanha toda", disse Emília Moiane, da TVM. "Foi uma boa experiência, é importante que as mulheres também acompanhem e façam a cobertura dos candidatos", acrescentou. Outros profissionais de mídia afirmam ter havido uma evolução no nível de participação de mulheres jornalistas em 2014. "Foi bom ter a oportunidade de participar activamente", disse Aida Matsinhe do Magazine Independente. O evento foi organizado pela Gender Links em parceria com a RAMPA, uma rede de associações de mídia que recebe apoio do Programa Para Fortalecimento da Mídia, financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pelo IREX.

Participantes da mesa-redonda sobre o papel das mulheres nas eleições.


Email: maputo@irex.org  Website: www.irex.org.mz Faceook: https://www.facebook.com/irexmozambique 

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Newsletter de Outubro, 2014 - Actualizações e Realizações

Programa Para Fortalecimento da Mídia
View this email in your browser
Últimas actualizações
IREX Moçambique

IREX publica análise da cobertura de saúde na mídia moçambicana 

O relatório anual de saúde, cujo pré-lançamento foi no dia 27 do mês em curso, revela que há uma forte incidência de questões jurídico-legais relacionadas com o exercício da medicina nas reportagens sobre o tema. A versão electrónica já está disponível.    

Últimos dias de inscrição à mentoria em jornalismo investigativo nível II

A IREX convida profissionais interessados em concorrer para 15 vagas disponíveis até o dia 3 de Novembro. A capacitação terá a duração de oito semanas, com actividades práticas de campo e conferências de imprensa temáticas. 

Treinamento em radiojornalismo abre oportunidades para jovens

Trinta e sete jovens da cidade de Nacala Porto, a maioria sem contacto prévio com o jornalismo, beneficiaram-se duma formação promovida pela rádio Watana, com apoio do Programa Para Fortalecimento da Mídia.

Termina amanhã a oportunidade de bolsa para jornalistas 

A IREX recebe, até as 23:59 minutos de amanhã, candidaturas de jornalistas interessados em concorrer às bolsas de jornalismo investigativo para a produção e publicação de reportagens sobre saúde reprodutiva.

Estágio leva estudantes a acompanharem produção de telejornal na TIM

Dez estagiários da IREX, participantes do programa semestral intensivo de colocação profissional e de desenvolvimento de competências, participaram de uma transmissão em directo do Jornal Nacional da TIM.

Jornalistas internacionais trocam experiências com os nacionais

Durante uma semana, dez jornalistas que participam do projecto internacional de reportagem (IRP) visitaram Moçambique para estudar questões referentes à saúde no país. Em um evento de confraternização na IREX, os visitantes interagiram e trocaram experiências com profissionais de mídia.  

IREX orienta observadores da commonwealth sobre questões de mídia

A IREX e o grupo de observadores eleitorais da commonwealth reuniram-se em Maputo, aquando das eleições, para um briefing sobre o ambiente da mídia local no contexto das eleições.  

''Washington Fellowship'' está com inscrições abertas para 500 vagas

Indivíduos que já tenham demonstrado as suas habilidades de liderança nos sectores público, privado ou sem fins lucrativo são candidatos ideias para bolsa de estudo ''Washington Fellowship''. 

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Copyright © 2014 IREX Mozambique, All rights reserved. 
You are receiving this email because you are subscribed to IREX Mozambique Mailing List. 


Our mailing address is:
Av. Ho Chi Minh 1174 | Maputo | Mozambique 

unsubscribe from this list    update subscription preferences 






This email was sent to rodriguestato.junior@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
IREX MOZAMBIQUE · Av. Ho Chi Min, nº 1174, Maputo · Telefone: +258 21 320 090 ǀ +258 82 308 5215 · Maputo 1100 · Mozambique

Email Marketing Powered by MailChimp

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

NOTICIÁRIO: Jornalistas internacionais trocam experiências com profissionais da mídia

Jornalistas internacionais trocam experiências com profissionais da mídia

 

MAPUTO, Moçambique, 29 de Outubro de 2014 - Durante uma semana, 10 jornalistas que participam do Projecto Internacional de Reportagens (IRP) visitam Moçambique para estudar questões referentes à saúde no país. O IRP é financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates e organizado pela Escola de Estudos Internacionais Avançados da Universidade John Hopkins, em Washington. Em todo o mundo, mais de 400 experientes jornalistas já foram beneficiados por visitas de campo como esta. Em um evento de confraternização na IREX, os visitantes interagiram e trocaram experiências com representantes de organizações não-governamentais e profissionais da mídia. Os jornalistas estrangeiros manifestaram apreço pela oportunidade que tiveram de aprender mais sobre a mídia e o ambiente de saúde em Moçambique antes de iniciarem as pesquisas no campo. "Inteirei-me dos vários desafios que um repórter moçambicano enfrenta no seu dia-a-dia, como ter acesso adequado à informação", comentou Marc Ellison, da rede Al Jazeera e da BBC. "Percebi o quanto é mais fácil ser profissional de mídia num país desenvolvido", completa. Jorge Matine, do Centro de Integridade Pública (CIP), falou sobre os desafios da cobertura no sector. Quatro professores da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane também participaram da partilha de experiências, reportando as dificuldades de uma formação especializada na área de saúde. O Programa Para  Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX. Saiba mais sobre os jornalistas internacionais aqui: http://goo.gl/i7IkjL

Jornalistas internacionais com participantes da reunião e confraternização na IREX.


Email: maputo@irex.org Website: www.irex.org.mz Facebook: https://www.facebook.com/irexmozambique 

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

NOTICIÁRIO: Relatório de Análise da Cobertura de Saúde na Mídia aponta que há mais notícias sobre questões estruturais

Relatório de Análise da Cobertura de Saúde na Mídia aponta que há mais notícias sobre questões estruturais

 

MAPUTO, Moçambique, 24 de Outubro de 2014 - O relatório anual de saúde, cujo pré-lançamento será no dia 27 do mês em curso, revela que há uma forte incidência de questões jurídico-legais relacionadas com o exercício da medicina nas reportagens sobre o tema. Legislação do sector, políticas públicas e do ambiente operacional geral da saúde caracterizaram a cobertura da mídia em 2013, o que representa uma evolução ou mudança quando comparado com os anos anteriores. No passado, as coberturas eram fortemente dominadas por estudos ou relatórios sobre doenças específicas, como o HIV ou a malária. Esta observação resulta da análise de mais de 800 conteúdos noticiosos em 13 órgãos de informação. Além de avaliar a quantidade e a qualidade das informações sobre saúde, o relatório, produzido pelo Programa Para Fortalecimento da Mídia também observa o uso de fotos e gráficos. O documento considera que 63% das fotografias publicadas foram relevantes mas, em alguns casos, foram publicadas fotos cujo teor informativo fomentava estereótipos e estigmatização. A outra observação é sobre a abordagem: na maioria dos casos, o assunto concentrava-se em estatísticas oficiais, declarações de governantes e muito menos nas pessoas afectadas pelas doenças. O relatório anual sobre saúde na mídia fornece recomendações, referências e recursos para produção de reportagens em profundidade, bem como estatísticas e comentários. A publicação será distribuído gratuitamente e estará disponível para download no site www.irex.org.mz. O Programa Para  Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para  o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.

Capa do relatório anual de saúde produzido pela IREX

 

Email: maputo@irex.org Website: www.irex.org.mz Facebook: https://www.facebook.com/irexmozambique 

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

CONVITE AO DEBATE NA REDACÇÃO

Aceite as nossas saudações,

 

A IREX em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinar de Comunicação (CEC) vem por este meio apresentar o convite, em anexo, para o Debate na Redacção do mês de Outubro com Luís Nhachote, jornalista e director executivo do Centro de Jornalismo Investigativo (IKWELI).

 

TEMA: Redes Sociais e Jornalismo: Oportunidades e desafios para a mídia

DATA: 28 de Outubro de 2014 (Terça-feira)

HORAS: das 10 às 12 horas

LOCAL: IREX, Av. Ho Chi Minh n° 1174

 

Participe e contribua para a promoção da liberdade de imprensa em Moçambique.

 

Melhores cumprimentos, 


--

Laque Francisco, Program Assistant / Assistente de Programa

Mozambique Media Strengthening Program /

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique

IREX Mozambique / Moçambique

Av. Ho Chi Minh 1174 | Maputo | Mozambique / Moçambique

T: (+258) 21 320 090  | C: (+258) 82 37 34 663

lfrancisco@irex.org www.irex.org.mz

Skype: msp-lfrancisco


quarta-feira, 22 de outubro de 2014

NOTICIÁRIO: Rádio Comunitária de Mocuba tem aumento de receita após parcerias

Rádio Comunitária de Mocuba tem aumento de receita após parcerias

 

MOCUBA, Moçambique, 22 de Outubro de 2014 - "Agora estamos a prosperar ", afirma Rosalina Caetano, coordenadora da estação de rádio e televisão comunitária de Mocuba (RTVC). "As nossas operações estão mais dinâmicas e sustentáveis do que eram antes". As capacitações oferecidas pela IREX em marketing e desenvolvimento de negócios de mídia resultaram no aumento da receita de publicidade gerada por meio de parcerias com comerciantes e organizações locais. Com os novos fundos a estação conseguiu adquirir três motorizadas que são usadas pelos seus voluntários e repórteres para aumentar o alcance dentro do distrito. No âmbito dos esforços do Programa Para o Fortalecimento da Mídia, a Rádio Comunitária de Mocuba recebeu computadores, gravadores digitais, acesso à internet e formação na utilização de ferramentas digitais que vão desde o Facebook ao Frontline SMS, um software que possibilita uma interacção mais próxima da estação com os seus ouvintes. "O Frontline SMS deu-nos uma forma melhor de interagir com as pessoas como, por exemplo, em temas relacionados com saneamento e outros de interesse para a nossa comunidade", disse Caetano. O Programa Para  Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para  o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.

 

João José, um jornalista da RTVC Mocuba, a entrevistar uma mulher idosa que percorreu muitos quilómetros para chegar ao posto de saúde local. Os voluntários da rádio comunitária abordam temas de interesse e importância para a comunidade. O jornalista está a usar um gravador digital TASCAM fornecido pela IREX para facilitar e simplificar o registro de entrevistas no campo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Email: maputo@irex.org Website: www.irex.org.mz Facebook: https://www.facebook.com/irexmozambique

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

NOTICIÁRIO: Estagiários da IREX acompanham produção de telejornal

Estagiários da IREX acompanham produção de telejornal


MAPUTO, Moçambique, 20 de Outubro de 2014 – Dez estagiários de jornalismo, participantes do programa semestral intensivo de colocação profissional e de desenvolvimento de competências, patrocinado pela IREX, participaram de uma transmissão em directo do Jornal Nacional, da Televisão Independente de Moçambique (TIM). Os estudantes observaram a planificação, a execução das pautas, a elaboração dos textos, a edição dos vídeos, a aprovação em vários níveis e a apresentação do programa no estúdio. Os profissionais da TIM explicaram cada passo da produção aos estagiários para que compreendessem melhor o fluxo de trabalho dos jornalistas na redação. "O nosso canal enfrenta o desafio de oferecer notícias com rapidez e qualidade através de um jornalismo responsável", disse o director de informação Alexandre Rosa ao atento grupo de estudantes. Cerca de quinze repórteres e correspondentes, baseados em Maputo e nas províncias, contribuem para a realização do Jornal Nacional, fornecendo conteúdos em diversos formatos. "Eu fiquei impressionada com o compromisso e a competência de cada jornalista", disse Cledy Tarmamade, uma das estudantes que participou na visita.  O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.

Estagiários observam a comunicação entre a apresentadora Ana Maria e a equipa técnica


Para mais informações, por favor contacte IREX Moçambique maputo@irex.org

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique www.irex.org.mz

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

NOTICIÁRIO: Treinamento em radiojornalismo abre oportunidades para jovens do Norte

Treinamento em radiojornalismo abre oportunidades para jovens do Norte  

NAMPULA, Moçambique, 17 de Outubro de 2014 – Trinta e sete jovens da cidade de Nacala Porto, a maioria sem contacto prévio com jornalismo, beneficiaram-se duma formação promovida pela Radio Watana, com apoio do Programa Para Fortalecimento da Mídia. Virgínia Alfaro, coordenadora daquela rádio, diz estar muito satisfeita por dar uma resposta face à procura que há por conhecimentos técnicos de comunicação. ''A formação vai melhorar a maneira como as notícias oferecidas à comunidade são tratadas'', disse. Telinha Victorino, beneficiária do treinamento, fez notar que o curso superou as suas expectativas. ''Agora procuro por um trabalho mais sério e profissional dentro de uma rádio", afirmou. Espera-se dos formandos que participem na segunda etapa, com duração de duas semanas, quando desenvolverão actividades de campo. Esta parceria visa dotar os comunicadores de habilidades práticas para melhor servirem o público. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.


Jovens de Nacala Porto formados no curso básico de radiojornalismo.  


Para mais informações, por favor contacte IREX Moçambique maputo@irex.org

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique www.irex.org.mz

Grupo de Observadores da Commonwealth emite declaração provisória das eleições

Hoje, 17 de Outubro, às 14:00, no Hotel Avenida 

Grupo de Observadores da Commonwealth dá conferencia de imprensa 

Um grupo de observadores eleitorais da Commonwealth composto por 14 pessoas, que observou e avaliou o período pré-eleitoral; os acontecimentos do dia das eleições e o pós-eleitoral, por meio de reuniões com as partes interessadas e de visitas em todo o país, emitirá uma declaração provisória sobre as eleições presidenciais.
Em Moçambique, o grupo é presidido por Hubert Ingraham, ex-primeiro-ministro das Bahamas. 
São membros do grupo de observadores peritos eleitorais, especialistas de mídia, políticos, diplomatas e sociedade civil.

​O grupo de observadores na Escola Secundária Josina Machel, em Maputo 

--

Laque Francisco, Program Assistant / Assistente de Programa

Mozambique Media Strengthening Program /

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique

IREX Mozambique / Moçambique

Av. Ho Chi Minh 1174 | Maputo | Mozambique / Moçambique

T: (+258) 21 320 090  | C: (+258) 82 37 34 663

lfrancisco@irex.org www.irex.org.mz

Skype: msp-lfrancisco


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

NOTICIÁRIO: IREX orienta observadores eleitorais da Commonwealth sobre questões de mídia

IREX orienta observadores eleitorais da Commonwealth sobre questões de mídia 

 

MAPUTO, Moçambique, 13 Outubro de 2014 – O Programa Para Fortalecimento da Mídia e o grupo de observadores eleitorais da Commonwealth reuniram-se em Maputo, durante este fim-de-semana, para um briefing sobre o ambiente da mídia local no contexto das eleições. O grupo de observadores é composto por 15 altos funcionários dos países da Commonwealth e é presidido por Hubert Ingraham, ex-primeiro-ministro das Bahamas. Os objectivos do grupo são observar e avaliar o período pré-eleitoral, os acontecimentos do dia das eleições e o pós-eleitoral, por meio de reuniões com as partes interessadas e de visitas em todo o país. O briefing centrou-se no ambiente operacional e nos parâmetros dos meios de comunicação social, bem como nos desafios comuns enfrentados pela mídia e pelos jornalistas. Durante a reunião, questões relacionadas com as eleições, segurança dos jornalistas e mídias sociais foram abordadas. "Uma eleição é um compromisso nacional e o seu sucesso depende de contribuições construtivas de todos os moçambicanos – desde a Comissão Nacional de Eleições até os partidos políticos e seus dirigentes, a mídia, agências de segurança, sociedade civil e eleitores", disse Ingraham em comunicado emitido após a sua chegada em Moçambique. "A responsabilidade de agir com integridade é de todos", enfatizou. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.


Hubert Ingraham, o ex-primeiro-ministro das Bahamas (centro), preside o Grupo de Observadores da Commonwealth para as Eleições de Moçambique.

 

Para mais informações, por favor contacte IREX Moçambique maputo@irex.org

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique www.irex.org.mz