|
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
Newsletter de Janeiro, 2015 - Actualizações e Realizações
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
NOTICIÁRIO: Portal Sapo e IREX vão profissionalizar interessados em jornalismo online
Portal Sapo e IREX vão profissionalizar interessados em jornalismo online
MAPUTO, Moçambique, 30 de Janeiro de 2015 - O portal Sapo Moçambique e o Programa Para Fortalecimento da Mídia assinaram na quarta-feira, 28 de Janeiro, um memorando de entendimento para promover o desenvolvimento do jornalismo online no país. O Sapo Moçambique é um agregador de notícias que busca jornalistas moçambicanos para a produção de conteúdos. "Nesta parceria, nosso principal papel será formar recursos humanos interessados em trabalhar com jornalismo digital", afirma o Diretor de Administração e Finanças da IREX, Marques Malua. "Temos um público de mais de 450 mil visitantes únicos e chegamos a 5 milhões de visualizações por mês. Precisamos de mais informação local", disse Ramimo Mayet, Diretor Geral do Sapo Moçambique. Já o diretor Francisco Costa Pereira, da Portugal Telecom, a empresa proprietária do Sapo no mercado internacional, declarou-se entusiasmado com as possibilidades da parceria. Após a assinatura do memorando, a direcção do Sapo conheceu os estagiários, estudantes de jornalismo, que são preparados pela IREX para ingressar no mercado de trabalho. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.
Francisco Costa Pereira (direita) com Marques Malua: foco é formar jornalistas digitais.
Convite: fórum sobre medias sociais

Caríssimo(a),
Pretende revigorar o seu conhecimento dos principais instrumentos de tecnologia que podem ajudar a sua ONG a alcançar públicos-alvo mais facilmente e de forma eficaz ou ajudar a levar o seu negócio ao próximo nível? É um(a) cidadão activo(a) procurando construir um futuro forte para a sua comunidade e o seu país? Está curioso(a) sobre como a crescente esfera de medias sociais em Moçambique se encontra presentemente e como provavelmente irá impactar a vida em Moçambique?
Então, a Embaixada dos Estados Unidos da América tem a honra de convidá-lo(a) a tomar parte no Fórum sobre Medias Sociais. Queira marcar o seu calendário para dia 12 de Fevereiro 2015, das 14:00 às 18:30 horas, no Centro Cultural Americano (Av. Mao Tsé Tung, 542).
Programa
-
(14:00 – 14:20) Sessão de Abertura
Sessões simultâneas de Capacitação
-
(14:20 – 15:45) Medias Sociais: Ferramentas para Organizações Não-Governamentais;
-
(14:20 – 15:45) Empreendedorismo Electrónico (e-Entrepreneurship);
Participantes das sessões simultâneas reunem-se para discussão em painel
-
(15:50 – 17:00) Painel de Discussão: Medias Sociais para Mudança Cívica;
-
(17:15 – 18:30) Cocktail.
Este Fórum sobre Medias Sociais visa aproveitar a dinâmica dos grandes sucessos dos parceiros da comunidade Moçambicana ligados à série Hackathon, Machamba de Tecnologias 2014, Mo Mo Mondays, entre outros, para uma interacção eficaz das comunidades de ONGs e empresariais com a comunidade tecnológica em expansão em Moçambique. As comunidades principais incluem: ONGs, empreendedores, desenvolvedores de aplicações, jornalistas, activistas, cidadãos empenhados, e não só.
Não perca esta oportunidade de aperfeiçoar as suas capacidades bem como reforçar as suas relações e estabelecer contactos importantes para além da sua área de especialização.
Confirme a sua presença até ao dia 8 de Fevereiro, por motivos organizacionais e marcação de lugares!
Para mais informação contacte:
Manuel Ngovene: - 84 31 09 399 – NgoveneM@state.gov
Adilson Tajú: - 84 50 77 953/82 95 02 740 – TajuA@state.gov
Ângelo Fernandes: - 84 32 86 410 – FernandesAF@state.gov
Conheça os palestrantes, no programa em anexo, para sessões simultâneas de capacitação
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
NOTICIÁRIO: Docentes da ECA iniciam mestrado e doutoramento na Universidade de Rhodes
MAPUTO, Moçambique, 28 de Janeiro de 2015 – Seis docentes do curso de jornalismo da Escola de Comunicação e Artes (ECA) iniciaram no dia 18 de Janeiro, o primeiro módulo de pós-graduação em Estudos de Mídia na Universidade de Rhodes na África do Sul. Dos seis professores, quatro farão o mestrado e dois o doutoramento. O módulo introdutório é leccionado em inglês durante um período de trinta dias em Grahamstown, onde a Universidade de Rhodes está situada. Esta iniciativa que é financiada pela USAID através do Programa Para Fortalecimento da Mídia, tem como objectivo elevar as qualificações do corpo docente da ECA ao proporcionar uma experiência de aprendizagem em uma escola de jornalismo estabelecida. "Queremos poder graduar estudantes com melhores habilidades e competências", disse Júlio Manjate docente de jornalismo impresso. "Esta formação irá beneficiar tanto os participantes quanto a instituição como tal", disse Aida Mangue, professora de radiojornalismo. Todos os participantes concordam que a formação irá ajuda-los a preparar os estudantes para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho em constante evolução. O programa terá a duração de dois anos para o nível de mestrado e quatro para o nível de doutoramento. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.
Júlio Manjate, docente de jornalismo da ECA e bolsista, vê o programa de pós-graduação como um meio para melhorar a aprendizagem na ECA
prostomium
32, v. Turati 95013 Fiumefreddo di Sicilia (CT)
Sicilia
ITALY
+39 0303 463 093
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Vagas Limitadas: Abertas inscrições para mentoria em Jornalismo Económico II
Abertas inscrições para mentoria em Jornalismo Económico II
Maputo, Moçambique, 26 de Janeiro de 2015 - Estão abertas as inscrições para a Mentoria de Jornalismo Económico II, com foco em indústria extractiva. A formação para jornalistas profissionais é oferecida gratuitamente pelo Programa Para Fortalecimento da Mídia. O jornalista brasileiro Patrick Brock, que vive há quase uma década em Nova Iorque, nos Estados Unidos, será o facilitador. Com 15 anos de mercado, Brock trabalhou durante 5 anos no The Wall Street Journal e atualmente é o responsável, nos Estados Unidos, pela edição do serviço noticioso online do jornal Valor Económico, uma joint venture das duas maiores organizações de mídia do Brasil: a Folha de São Paulo e o jornal O Globo. Os seleccionados para a mentoria devem cumprir 70% de participação e publicar ou veicular ao menos duas reportagens sobre o tema durante a mentoria, para serem certificados pela IREX. A capacitação tem sessões colectivas e atendimentos individuais de acompanhamento técnico para a produção de conteúdos, agendados de acordo com a necessidade de cada repórter. Os jornalistas trabalharão com Brock durante três meses. Os interessados podem se inscrever aqui, através do formulário online. As vagas são limitadas. "Realizar este trabalho é um sonho antigo. Sempre acreditei no potencial da África e de Moçambique", disse o jornalista. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.
Patrick Brock trabalhou no The Wall Street Journal, em NY.
Para mais informação, contacte a IREX Moçambique maputo@irex.org
Programa Para Fortalecimento da Mídia www.irex.org.mz
NOTICIÁRIO: Sociedade Civil discute estratégias para promover igualdade de género na mídia
Sociedade Civil discute estratégias para promover igualdade de género na mídia
NAMPULA, Moçambique, 26 de Janeiro de 2015 – O Programa Para Fortalecimento da Mídia e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) da cidade de Nampula reuniram-se no passado dia 16 de Janeiro para discutir estratégias que promovam conteúdos de género na mídia. Abordou-se o papel das rádios comunitárias na sensibilização sobre questões de género e no estabelecimento de normas sociais que desencorajem a violência baseada no género nos distritos. "O número de mulheres que trabalha na mídia e, principalmente, nas rádios comunitárias é reduzido, o que explica porque geralmente existe pouco interesse dos profissionais da mídia em discutir questões de violência e discriminação", disse Virgínia Álfaro, coordenadora da Rádio Watana em Nacala, parceira do Programa Para Fortalecimento da Mídia. Os participantes destacaram o papel da rádio na divulgação de direitos, leis e serviços na área do género. Os casamentos prematuros e os ritos de iniciação foram questões consideradas relevantes no contexto da província de Nampula. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional e implementado pela IREX.
Representantes das OSCs reunem-se para discutir estratégia para promover igualdade de género na mídia.
Convite: Debate na Redacção
A IREX, em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinar de Comunicação (CEC), vem por este meio convidá-lo/a a participar no primeiro Debate na Redacção do ano, cujo debatedor será Sr. Machado da Graça, jornalista moçambicano do semanário SAVANA, com larga obra de humor.

TEMA: OPINIÃO, HUMOR E LIBERDADE DE IMPRENSA: A POLÉMICA DO CASO CHARLIE HEBDO E OS REFLEXOS PARA A MÍDIA
DATA: 27 de Janeiro de 2014 (Terça-feira)
HORAS: das 10 às 12 horas
LOCAL: IREX, Av. Ho Chi Minh n° 1174
Veja o cartaz abaixo
Participe e contribua para a promoção da liberdade de imprensa em Moçambique.
--
Laque Francisco, Program Assistant / Assistente de Programa
Mozambique Media Strengthening Program /
Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique
IREX Mozambique / Moçambique
Av. Ho Chi Minh 1174 | Maputo | Mozambique / Moçambique
T: (+258) 21 320 090 | C: (+258) 82 37 34 663
lfrancisco@irex.org | www.irex.org.mz
Skype: msp-lfrancisco
quarta-feira, 21 de janeiro de 2015
the be
quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
Janeiro - Oportunidades Profissionais na IREX
|
Comece o ano atento às oportunidades profissionais
|
|