sexta-feira, 31 de julho de 2015

IREX tem 20 vagas para curso de produção de matérias sobre o tráfico de pessoas

IREX tem 20 vagas para curso de produção de matérias sobre o tráfico de pessoas


O Programa Para Fortalecimento da Mídia vai realizar durante 3 dias, de 31 de Agosto à 2 de Setembro de 2015, das 8:00hrs às 17:00hrs, uma formação gratuita sobre produção de matérias jornalísticas sobre o tráfico de pessoas. A capacitação destina-se à jornalistas e repórteres localizados em Maputo. Podem também candidatar-se jornalistas que residem em outras províncias, mas que possam financiar a sua viagem e estadia em Maputo.

O curso visa dotar os participantes de conhecimentos e habilidades para a produção de matérias de profundidade sobre esta temática. A formação será realizada em Maputo para um total de 20 participantes. Os candidatos interessados em concorrer deverão consultar os termos de referência e preencher o formulário de inscrição.


--

Dércia Materula, Program Coordinator / Coordenadora de Programa

Mozambique Media Strengthening Program /

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique

IREX Mozambique / Moçambique

Av. Ho Chi Minh 1174 | Maputo | Mozambique / Moçambique

T: (+258) 21 320 090  | C: (+258) 84 254 1159

dmaterula@irex.org www.irex.org.mz

Skype: msp-dmaterula


terça-feira, 21 de julho de 2015

Compreenda melhor a Lei do Direito à Informação




--

Laque Francisco, Program Assistant / Assistente de Programa

Mozambique Media Strengthening Program /

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique

IREX Mozambique / Moçambique

Av. Ho Chi Minh 1174 | Maputo | Mozambique / Moçambique

T: (+258) 21 320 090  | C: (+258) 82 37 34 663

lfrancisco@irex.org www.irex.org.mz

Skype: msp-lfrancisco


quinta-feira, 16 de julho de 2015

Convite - Debate na Redacção: Marfim e Chifres de Rinocerontes: Verdades Omitidas

A IREX vem por este meio convidá-lo/a a participar no Debate na Redacção, cujos orientadores serão Brito Simango, jornalista da TVM; Jorge Rungo, do Domingo e Raúl Senda, do Savana. 

TEMA: MARFIM E CHIFRES DE RINOCERONTES: VERDADES OMITIDAS 

DATA: 28 de Julho de 2014 (Terça-feira)

HORAS: das 10 às 12 horas

LOCAL: IREX, Av. Ho Chi Minh n° 1174


Veja o cartaz abaixo

Participe e contribua para a promoção da liberdade de imprensa em Moçambique.

 

--

Laque Francisco, Program Assistant / Assistente de Programa

Mozambique Media Strengthening Program /

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique

IREX Mozambique / Moçambique

Av. Ho Chi Minh 1174 | Maputo | Mozambique / Moçambique

T: (+258) 21 320 090  | C: (+258) 82 37 34 663

lfrancisco@irex.org www.irex.org.mz

Skype: msp-lfrancisco

sexta-feira, 10 de julho de 2015

NOTICIÁRIO: IREX incentiva a profissionalização dos surdos para inclusão no mercado da mídia

IREX incentiva a profissionalização dos surdos para inclusão no mercado da mídia

 

MAPUTO, 10 de Julho de 2015 - Oito deficientes auditivos recebem treinamento em noções básicas de informática, produção áudio-visual, criação e gestão de websites e de redes sociais. A formação, com foco em desenvolvimento de produtos jornalísticos para multiplataformas, começou na segunda-feira e terá a duração de 60 dias. O objectivo é munir os participantes de ferramentas básicas para requalificar o trabalho que desenvolvem na TV Surdo. "Muitos surdos nunca tiveram acesso à formação sólida, com módulos de informática e de desenvolvimento de conteúdos para multiplataformas'', afirmou Sousa Camanguira, Director Executivo da TV Surdo. "Os deficientes auditivos têm menos acesso à educação e, consequentemente, menos acesso ao emprego. Desenvolvendo estas habilidades, julgo que profissionalmente muitas portas se abrirão", revelou  Felizmina Banze, membro da TV Surdo. Tv Surdo é uma organização de jovens com deficiência auditiva que têm como propósito facilitar e criar condições de acesso à informação aos surdos em Moçambique. O Programa Para Fortalecimento da Midia, que promove a capacitação, é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da America, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.


Intérprete auxilia na comunicação entre o facilitador e os participantes do curso 



Surdos aprendem noções básicas de informática 

quarta-feira, 8 de julho de 2015

IREX lança programa de estágio profissionalizante em jornalismo

IREX lança programa de estágio profissionalizante em jornalismo

O programa chama-se Mídia Lab, e foi lançado para apoiar os estudantes que pretendem escolher jornalismo como profissão e adquirirem habilidades em investigação, jornalismo multimídia, reportagens para TV, jornalismo online e impresso.


O programa dá oportunidade para os participantes inteirarem-se dos desafios reais de ser jornalista. "O seleccionado poderá aprender num ambiente dinâmico, com a oportunidade de desenvolver habilidades práticas e de trabalhar com profissionais experientes da midia," conta  um dos instrutores do Mídia Lab, Rui Lamarques, reiterando a possibilidade dos estudantes poderem aproximar-se ao mercado de trabalho.

 

Para candidatar-se ao Mídia Lab, o Programa Para Fortalecimento da Mídia exige como requisito grau universitário ou ser estudante finalista do curso de jornalismo ou área relevante; elevado grau de motivação para trabalhar como jornalista ou repórter; domínio da língua portuguesa na dimensão oral e escrita e disponibilidade a tempo integral. Serão 10 meses que os estudantes seleccionados estarão envolvidos em actividades inovadoras e práticas.

 

O programa de estágio profissionalizante, cujo prazo de candidatura vai até o dia 17 de Julho de 2015, é gratuito e os interessados deverão inscrever-se pelo link http://www.irex.org.mz/inscricoes. Para mais informações, podem contactar a IREX através do site www.irex.org.mz


terça-feira, 7 de julho de 2015

COMUNICADO DE IMPRENSA: IREX publica relatório de Análise de Género na Mídia Moçambicana 2014

Relatório aponta melhorias na cobertura de género na mídia mas ainda há desafios

MAPUTO, 7 de Julho 2015 – A mídia tem de criar a sua própria agenda para reportar questões de género, de acordo com a terceira edição do relatório "Análise de Género na Mídia Moçambicana 2014" lançado pela IREX hoje. Este estudo analisa a situação prevalencente e os progressos alcançados na área de cobertura de género na mídia moçambicana.

De acordo com o relatório, em comparação com os anos anteriores, em 2014 aumentou o número de artigos e reportagens sobre género, embora muitos desses artigos estivessem vinculados a eventos especiais ou datas comemorativas como o Dia da Mulher Moçambicana e o Dia Internacional da Mulher. O estudo conclui que em vez de reportar sobre as questões de género somente em tais ocasiões, a mídia deveria ir mais além e trazer ângulos diferentes relaccionados com género e violência baseada no género (VBG) de forma regular, ao longo do ano.

O relatório alerta também para a falta de protecção das fontes nas matérias analisadas, permitindo que sejam identificadas, sem ter em conta o impacto desta abordagem nas vítimas. Através da publicação de fotografias ou outras descrições que identificam as vítimas, os seus direitos de privacidade são violados, causando estigmatização e outros danos, como a exclusão e ostracismo na comunidade local em que vivem.

Quando se aborda a VBG, observa-se uma tendência de descrição dos acontecimentos exclusivamente a partir da perspectiva das fontes oficiais. A falta de pluralidade das fontes não permite o entendimento global acerca da complexidade do tema. Outro problema identificado na mídia foi a falta de acompanhamento dos casos reportados e da reinserção social da vítima e do agressor, com o objectivo de educar a sociedade e reduzir as taxas da sua reincidência.

"A mídia é um actor-chave no combate à VBG e, por isso, as informações sobre esta problemática devem ser apresentadas com mais profundidade," disse Dércia Materula, Coordenadora de Género e Mídia da IREX. "É importante que a mídia nos traga mais matérias com cobranças aos principais actores. Estas peças devem enaltecer os progressos, desafios e demandar mudanças," acrescentou. No entanto, o estudo conclui que melhorou o tratamento do tema e constatou que a mídia pautou por uma abordagem integrada, ao retratar a magnitude do impacto da VBG em Moçambique.

O relatório foi produzido pelo Programa Para Fortalecimento da Mídia, que é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.

Encontra em anexo o Relatório de Análise da Cobertura de Género na Mídia ou através do link: http://www2.irex.org.mz/wp-content/uploads/2015/07/IREX-Genero-naMidia-2014.pdf

INFORMAÇÕES ADICIONAIS  

 

Contacto:               Dércia Materula, Coordenadora da área de género na IREX

                                E-mail: dmaterula@irex.org Tel. (+258) 21 320 090 /

                                Cel. (+258) 84 2541159


Entrevistas:           Dércia Materula está disponível para entrevistas sobre o  relatório de género 2014. 

 


--

Dércia Materula, Program Coordinator / Coordenadora de Programa

Mozambique Media Strengthening Program /

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique

IREX Mozambique / Moçambique

Av. Ho Chi Minh 1174 | Maputo | Mozambique / Moçambique

T: (+258) 21 320 090  | C: (+258) 84 254 1159

dmaterula@irex.org www.irex.org.mz

Skype: msp-dmaterula


segunda-feira, 6 de julho de 2015

CONVITE: Jornalistas debatem amanhã assuntos relacionados com as mudanças climáticas

Jornalistas debatem amanhã assuntos relacionados com as mudanças climáticas


Realiza-se amanhã, 7 de Julho, às 14h, uma apresentação sobre "como reportar assuntos relacionados com as mudanças climáticas". O evento decorre na IREX e é orientado por Marcos Losekann, repórter da TV Globo. Convidam-se jornalistas e activistas das organizações ligadas à defesa do ambiente.

 

sexta-feira, 3 de julho de 2015

IREX/MSP Newsletter - Junho


Programa Para Fortalecimento da Mídia
View this email in your browser
Últimas actualizações
IREX Moçambique

Cobertura de violação sexual na mídia deve proteger direitos das crianças

A cobertura dos casos de violação sexual, envolvendo figuras públicas, requer cuidado aprofundado, uma vez que a linha que separa a informação da protecção das vítimas é frágil, concluíram participantes do Debate na Redacção do mês passado.

Numa palestra, Marcos Losekann fala sobre como humanizar reportagens 

"Jornalismo é dar voz às pessoas comuns, não só às autoridades. É isto que torna as histórias mais interessantes, reais e próximas daqueles espectadores que estão em casa, vendo o noticiário".

Formação ajuda a desenvolver narrativas eficazes de audio-visual na STV 

"É certo que, no meio televisivo, as imagens constituem elemento chave da matéria do repórter; são elas que dão suporte à narrativa cronológica do acontecimento"

Oitenta e um vídeos sobre mídia podem ser visualizados no YouTube da IREX

A maioria dos registos retrata a visão dos profissionais de mídia experientes sobre temas como jornalismo económico, investigativo, de saúde, fotojornalismo, sustentabilidade das empresas de mídia, Lei do Direito à Informação, género, eleição, xenofobia e ebola.

Losekann, da Globo, vê envolvimento dos jornalistas da TIM em treinamento 

''Notamos melhoria de conteúdos, reavaliamos a nossa planificação e observamos que alguns constrangimentos derivaram de problemas de comunicação interna''

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Copyright © 2015 IREX Mozambique, All rights reserved. 
You are receiving this email because you are subscribed to IREX Mozambique Mailing List. 


Our mailing address is:
Av. Ho Chi Minh 1174 | Maputo | Mozambique 

unsubscribe from this list    update subscription preferences