quinta-feira, 29 de outubro de 2015

NOTICIÁRIO: Lourenço Jossias fala da história de jornalismo, responsabilidade e identidade profissional

Lourenço Jossias fala da história de jornalismo, responsabilidade e identidade profissional

 

Maputo, Moçambique, 29 de Outubro de 2015 - Com uma carreira iniciada na década de 80, Lourenço Jossias, jornalista e um dos fundadores do Magazine Independente, deu uma sessão sobre a história do jornalismo moçambicano e identidade profissional aos estagiários do Mídia Lab. Formado  em 1980, Jossias revelou que saiu da primeira turma de jornalismo de Moçambique, na qual estudavam 40 alunos e que hoje não chegam 5 que estejam a fazer jornalismo. ''Gabriel Mussavele, que é correspondente da RM na África do Sul; Micheque Mambo, da TVM; Alexandre Chiure, do Diário de Moçambique'', recordou o jornalista, transmitindo aos estagiários que os desafios existem para serem superados e jamais desistir. Jossias é um dos poucos jornalistas que já ocupou todas as funções numa redacção e que ainda não abdicou do exercício da profissão, embora esteja num contexto, do seu país, em que os níveis de rotatividade, de abandono e de mobilidade profissional são altíssimos no jornalismo. ''Quero ter a firmeza com que Jossias tem de permanecer por vários anos no jornalismo e construir uma identidade profissional, ser responsável e seguir padrões de qualidade'', disse Minelda Maússe, estagiária. O decano, que está no jornalismo há 38 anos, também recordou os nomes de jornalistas que lhe receberam no seu primeiro estágio, no jornal Notícias, como Rogério Sitoe, Benjamim Faduco e os falecidos Abel Faife e Pedro Tivane, este último morto durante a guerra de libertação nacional. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX. 


Jossias diz que o nosso jornalismo hoje parece ser um serviço político e não um serviço público e a sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor

 


Sheila Mafuiane, estagiária do Mídia Lab, reafirmando o seu cometimento com o jornalismo



​O decano partilhando experiências e recebendo da nova geração

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

NOTICIÁRIO: Telejornal de estudantes privilegia temas sobre direitos humanos, meio ambiente, exclusão social e género

Telejornal de estudantes privilegia temas sobre direitos humanos, meio ambiente, exclusão social e género

 

Veja aqui o telejornal

 

Maputo, Moçambique, 15 de Outubro de 2015 – ''Queríamos trazer um serviço essencialmente de interesse público, que reflectisse regiões urbanas, bem como rurais e que desse voz às vítimas de violação de direitos humanos e camadas desfavorecidas'', disse Nélio Machiane, que fez uma reportagem sobre os perigos da transferência da lixeira do Hulene, em Maputo. A actividade formativa envolveu 20 estudantes de jornalismo que se juntaram num programa de capacitação (Mídia Lab) oferecido pelo Programa Para Fortalecimento da Mídia. O telejornal foi organizado em dois blocos, com a apresentação de dois âncoras, reportagens diversas e algumas delas produzidas em directo. Para além de desenvolverem habilidades em jornalismo, os estudantes aprenderam a filmar e a editar vídeos. Mídia Lab é um programa de formação profissional para estudantes e jornalistas emergentes, tendo formado, desde a sua existência, 60 participantes que já trabalham em empresas de mídia. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional, e implementado pela IREX.



Ana Macuácua, participante que fez uma matéria em directo sobre a crise de transportes em Maputo



Repórter Rogério Benedito, que acompanhou o drama da população que vive no Bairro Luís Cabral.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

NOTICIÁRIO: Rádios Comunitárias promovem serviços para melhorar a sustentabilidade financeira

Rádios Comunitárias promovem serviços para melhorar a sustentabilidade financeira

 

 

NAMPULA, Moçambique, 08 de Outubro de 2015 – Com o objectivo de divulgar os seus produtos e serviços, as rádios comunitárias de Luluti, Monapo, Cuamba e Watana participaram na Feira de Juventude, Emprendedorismo, Agronegócios e Ciência e Tecnologia, que teve lugar na Cidade de Nampula, no mês passado. ''Tivemos a oportunidade de ter potenciais anunciantes de dentro e de fora do nosso Distrito'', disse Antoninho Simone, da Rádio de Luluti, que encontrou, na feira, um comerciante de Mogovolas, um distrito geograficamente distante da Cidade de Nampula. ''Trocámos contactos e vamos iniciar a produzir spots para ele", frisou Antoninho, que acrescentou que o Facebook e Frontline SMS têm sido softwars interativo que atraem anunciantes locais. Para os representantes das rádios de Monapo e Watana (Nacala), esta actividade permitiu divulgar a imagem da rádio para aqueles que ainda não a conheciam. "Muitos não sabem que a rádio pode anunciar os seus produtos e serviços através da web ou das suas transmissões. Esta foi uma oportunidade para transmitir esta ideia", explicou Ildo Manjate, da Rádio Watana. As rádios comunitárias que participaram na feira são parceiras do Programa Para Fortalecimento da Mídia, que é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional e implementado pela IREX.


Damusson F. Aiúpa, da Rádio de Monapo, atendendo visitantes no stand da IREX. 

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Apresentações em powerpoint do debate sobre Auscultação pública da Protecção da Indústria de Processamento do feijão-boer

Estimado/a,

Encontre, por favor, apresentações do debate sobre Auscultação pública da Protecção da Indústria de Processamento do feijão-boer, ocorrido esta manhã no hotel VIP, em Maputo. Em anexo:











Por um Melhor Ambiente de Negócios!


Melhores Cumprimentos.

SPEED PROGRAM - SERVIÇOS DE IMPRENSA, Rua Beijo da Mulata No. 98, 2o andar  
Sommerschield II, Maputo
 
Adérito Bié
 
Cell
: 846521549 ou 828029787
 
E-mail:  
Aderito_Bie@dai.com 
Homepage: 
http://www.speed-program.com/        Facebook: https://www.facebook.com/SpeedProgramMozambique

______________________________________________________________________________

The DAI email disclaimer can be found at http://www.dai.com/disclaimer.

NOTICIÁRIO: Maior envolvimento de jornalistas pode reduzir o tráfico de raparigas em Moçambique

Maior envolvimento de jornalistas pode reduzir o tráfico de raparigas em Moçambique  

 

MAPUTO, Moçambique, 01 de Outubro de 2015 - Mais de 20 jornalistas e repórteres de rádios comunitárias participaram de um treinamento  sobre o tráfico de pessoas, oferecido pelo MSP, que teve lugar em Nampula, na semana passada. "Quando nós reportamos sobre o tráfico de meninas, colocamos todos em alerta", comentou a repórter da Rádio Moçambique, Deolinda Moreira, uma das participantes. De acordo com o relatório da Save the Children, muitas mulheres e crianças são traficadas diariamente de Moçambique para a África do Sul e para outros países vizinhos, para alimentar a indústria do sexo ou como empregadas domésticas em condições de exploração. "Os números mostram que estamos diante de uma nova forma de escravidão, que está longe de terminar", disse Juma Zaquias, da Rádio Comunitária de Nangade, enfatizando a necessidade de agir para resolver a questão. Através do treinamento, os participantes foram equipados com conhecimentos específicos, ferramentas e abordagens que ajudarão na elaboração de novas pautas. O programa de formação tem como objectivo fortalecer as habilidades dos jornalistas para produzirem mais e melhores histórias sobre o tráfico de pessoas, com foco nas raparigas, objectivando a prevenção de casos de tráfico. "Já tenho ferramentas específicas para ajudar os colegas na cobertura dos casos de tráfico", concluiu Juma Zaquias. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional e implementado pela IREX.

 

Participantes do treinamento (Jumito Zeferino e Elisa Anselmo).

IREX/MSP Newsletter - Setembro


Programa Para Fortalecimento da Mídia
View this email in your browser
Últimas actualizações
IREX Moçambique

Trinta e quatro estagiários concluem o primeiro mês de treinamento

Os formandos foram expostos a um ambiente de redacção onde produziram um telejornal e um jornal impresso experimental. Durante o primeiro mês de estágio, os participantes adquiriram fundamentos de jornalismo e aprenderam a distinguir notícias, com ângulos de interesse público, de outros géneros informativos

Baixe o folheto sobre as perguntas mais frequentes da Lei nº 34/2014

O Programa Para Fortalecimento da Mídia fez uma pequena pesquisa e organizou as perguntas mais frequentes sobre a Lei do Direito à Informação, para facilitar a sua interpretação e o seu uso pelos cidadãos. Para o efeito, foram impressos 600 exemplares de folhetos, para disseminação.

IREX e CAICC incentivam o uso de leis pelos jornalistas regionais 

A iniciativa tinha como objectivo democratizar o acesso à leis moçambicanas e facilitar o melhor entendimento delas para o exercício da profissão jornalística. Confira o depoimento dos participantes.

Filipe Abreu explica os segredos para o sucesso de um freelancer

Felipe Abreu, jornalista freelancer brasileiro e ex-repórter da TV Globo, partilhou com os estudantes do Mídia Lab informações sobre como planificar viagens, orçamentar as despesas de produção e produzir matérias com ângulos diferentes a partir de única pauta. 

Maior envolvimento de jornalistas pode reduzir casos de tráfico de pessoas

Em Moçambique, segundo um estudo da Save the Children, cerca de 300 mulheres e raparigas moçambicanas são traficadas diariamente para a África do Sul e outros países vizinhos para alimentar a indústria de sexo. 

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Instagram
Instagram
YouTube
YouTube
Google Plus
Google Plus
Email
Email
Podomatic
Podomatic
Copyright © 2015 IREX Mozambique, All rights reserved. 
You are receiving this email because you are subscribed to IREX Mozambique Mailing List. 


Our mailing address is:
Av. Ho Chi Minh 1174 | Maputo | Mozambique 

unsubscribe from this list    update subscription preferences