quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Noticiário: IREX trabalha com LAMBDA num media training para cobertura de questões de saúde sexual

IREX trabalha com LAMBDA num media training para cobertura de questões de saúde sexual


BEIRA, Moçambique, 31 de Agosto 2017 – IREX concluiu recentemente um media training com a LAMBDA, organização moçambicana de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros), na Beira, sobre questões relacionadas com a cobertura de notícias de saúde sexual com foco na elaboração de reportagens sobre minorias sexuais. O media training durou três dias e envolveu cerca de 20 jornalistas. A formação serviu para reforçar a estratégia de advocacia da LAMBDA que visa tornar a cobertura de notícias sobre LGBT mais precisa, informativa e equilibrada. "Temos experiências de jornalistas que não abordam as questões de saúde sexual das minorias sexuais de forma informativa e equilibrada", comentou Sérgio Fernando, jornalista do jornal Ikweli, que participou da formação. Na ocasião, alguns jornalistas apontaram que quando se trata de minorias sexuais, muitas vezes, é difícil encontrar fontes para ajudar a esclarecer assuntos relacionados com a saúde sexual da comunidade LGBT. O estigma ligado a minorias sexuais torna mais difícil transmitir as mensagens importantes de saúde e adaptar essas informações ao contexto específico dos destinatários. Entre outros aspectos de comunicação, o treinamento abordou o uso de termos linguísticos apropriados e que não reforçam as normas sociais negativas. "Uma vez que o discurso dos jornalistas influencia o público e ajuda a moldar a opinião pública, as palavras que usam para cobrir matérias de saúde sexual são particularmente importantes" disse Leodemila Zacarias, uma das Estagiárias da IREX, facilitando a formação. Em Julho, uma formação similar teve lugar em Maputo. O Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX. O trabalho com as rádios comunitárias é co-financiado por doações da UNICEF e da Embaixada da Noruega.

 

 

Participantes e facilitadora do media training, sobre questões de saúde sexual, que decorreu na Beira.



MSP abre bolsas para Jornalismo de Dados


  


MSP abre bolsas para Jornalismo de Dados

O Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) pretende oferecer 10 bolsas para jornalistas para produção de máterias de interesse público com foco em análise e interpretação de dados. O objectivo das bolsas é de encorajar a produção de mais reportagens com auxílio de dados numéricos e estatísticos que podem ser de assuntos de interesse público. Os candidatos interessados devem ser jornalistas ou freelancers estabelecidos que tenham o jornalismo como ocupação primária. As bolsas devem suportar a produção de matérias nos jornais, rádios e televisão.


Os candidatos seleccionados para as bolsas irão receber apoio técnico e mentoria de Amanda Rosi, jornalista brasileira especialista em Jornalismo de Dados. Jornalismo de Dados são reportagens em que os dados guiam a construção das narrativas. A prática tem sido frequente em reportagens investigativas de temas relevantes, que envolvam análise e visualização de dados.

 

Para mais informações, visite: https://goo.gl/ZhPo8A

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Noticiário: RC Monapo prepara-se para realizar o estúdio de audiência

RC Monapo prepara-se para realizar o estúdio de audiência

NAMPULA, Moçambique, 24 de Agosto 2017 - Cinco colaboradores da Rádio Comunitária (RC) de Monapo beneficiaram-se, durante uma semana, de um treinamento intensivo na elaboração de inquéritos usando a plataforma digital Kobotoolbox.  O domínio técnico desta ferramenta é fundamental para produzir e processar inquéritos com rigor. "Nos próximos meses iremos realizar uma pesquisa de audiência, este estudo é importante para analisar o impacto das RC's na comunidade" explicou Hélder Caetano, Coordenador da Rádio. A formação foi orientada pelo staff do Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) em Nampula. A escolha da ferramenta é resultado da aposta em práticas sustentáveis, dado que o aplicativo é opensource e permite aos usuários o desenho e gestão de inquéritos de pesquisas. A técnica é inovadora e acessível para o processo de recolha de dados. Uma das principais vantagens é ˮa variedade de possibilidade que a ferramenta oferece, ela arquiva e processa dados em diversos formatos: áudio, vídeo e perguntas em escolha múltiplaˮ apontou Damusson Aiupa, colaborador da rádio. Embora os jornalistas da RC Monapo tenham algumas experiências na realização de inquéritos, adquiridas durante o Censo Populacional, antes da formação, os formandos desconheciam a existência do Kobotoolbox "eu sempre pensei que os inquéritos no papel fossem mais cómodos", salientou Aiupa. Para Jonas Varimelo, colaborador da rádio, "esta formação foi uma mais valia por nos apresentar a plataformaKobotoolbox, que será importante para realizar e gerir a pesquisa de audiência na nossa localidade". Hélder Caetano referiu depois da formação que "as bases para avançar com o estudo, na fase piloto, já foram dadas. Com mais tempo, poderemos aperfeiçoar e oferecer este serviço a outras organizações do distrito". Esta actividade enquadra-se no âmbito da pesquisa de audiência que será desenvolvida pelo   MSP em Nampula e a Rádio Comunitária (RC) de Monapo, esta última organização, é parceira directamente envolvida no estudo. O Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX. O trabalho com as rádios comunitárias é co-financiado pela UNICEF e a Embaixada da Noruega. 



Os participantes, em Nampula, praticando os modelos de inquérito que desenvolveram durante o treinamento.


terça-feira, 22 de agosto de 2017

NOTA IMPORTANTE: Faltam 3 dias para o término das submissões das candidaturas a Conferência Global de Jornalismo Investigativo



MSP convida jornalistas a Conferência Global de Jornalismo Investigativo 2017

 

O Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) convida jornalistas moçambicanos a se inscreverem para a Conferência Global de Jornalismo Investigativo (GIJC, sigla em inglês) a realizar-se em Joanesburgo, África do Sul, entre os dias 16 a 19 de Novembro de 2017. A GIJC é a 10ª Conferência Global e a primeira a ser realizada em África.

O evento de alto nível conta com a participação de jornalistas especialistas em diversas temáticas, contém cerca de 120 painéis práticos e workshops sobre as últimas técnicas de investigação, colaboração transfronteiriça e análise de dados.

A selecção dos candidatos começa hoje, dia 15, e vai até 25 de Agosto. O requisito fundamental é ser fluente em inglês e demonstrar interesse em reportagens investigativas. Os candidatos devem mandar os CV's para maputo@irex.org.  Assunto do email: Candidato a 10ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo na África do Sul.


Para mais informações, visite: https://goo.gl/MYu8xt 


PS: Se submeteu a candidatura, por favor, ignore este email.



Atenciosamente,




quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Noticiário: Embaixadores da DREAMS recebem Media Training

Embaixadores da DREAMS recebem Media Training


MAPUTO, Moçambique, 17 Agosto 2017 - A IREX realizou uma actividade de media training para 2 grupos de meninas e homens "Embaixadores" da DREAMS, em Maputo e Xai-Xai. Uma capacitação similar terá lugar na Beira, em Setembro. DREAMS é um projecto regional financiado pela PEPFAR e implementado em 10 países da África-subsahariana, com vista a reduzir as infecções de HIV entre jovens. A meta é ajudar o desenvolvimento dos jovens a serem "Determinantes, Resilientes, Habilidosos, isentos de HIV e mentalmente confiantes". Em Moçambique, DREAMS é implementado pela JHPhiego. O foco do media training foi dar aos "Embaixadores" uma oportunidade para praticarem algumas técnicas de entrevistas, saber como se relacionar com a imprensa, por exemplo, como se comportar diante de uma câmera de filmar e como usar correctamente o microfone. Uma parte do media training abordou técnicas de como lidar com perguntas inesperadas durante as entrevistas e erros que devem ser evitados no relacionamento com os jornalistas. Em Maputo, as meninas tiveram a oportunidade de colocar em prática, simulando debates e entrevistas em directo diante das câmeras, os ensinamentos e exibir a performance no Laboratório de Televisão do Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP). Em Xai-Xai, os homens aprenderam a produzir debates na comunidade e técnicas de encorajar a comunidade para a mudança de comportamento. Os participantes sentiram-se satisfeitos e preparados para se relacionar com a imprensa e a comunidade e promover actividades para assegurar um futuro livre do HIV para os adolescentes. A actividade foi realizada pela JHPhiego em parceria com o MSP e outros parceiros de implementação da USAID. O MSP é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.


      

Foto 1: Foto família das meninas campeãs, depois da formação em Maputo, acompanhadas dos responsáveis e facilitadores.

Foto 2: Uma das meninas campeãs, partilhando a sua opinião, durante a discussão sobre aspectos a serem evitados no relacionamento com a imprensa.


quarta-feira, 16 de agosto de 2017

MSP convida jornalistas a Conferência Global de Jornalismo Investigativo 2017



O Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) convida jornalistas moçambicanos a se inscreverem para a Conferência Global de Jornalismo Investigativo (GIJC, sigla em inglês) a realizar-se em Joanesburgo, África do Sul, entre os dias 16 a 19 de Novembro de 2017. A GIJC é a 10ª Conferência Global e a primeira a ser realizada em África.

O evento de alto nível conta com a participação de jornalistas especialistas em diversas temáticas, contém cerca de 120 painéis práticos e workshops sobre as últimas técnicas de investigação, colaboração transfronteiriça e análise de dados.

A selecção dos candidatos começa hoje, dia 15, e vai até 25 de Agosto. O requisito fundamental é ser fluente em inglês e demonstrar interesse em reportagens investigativas. Os candidatos devem mandar os CV's para maputo@irex.org.  Assunto do email: Candidato a 10ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo na África do Sul.

Saiba mais em: https://goo.gl/AEvirA

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Último dia para submissão das candidaturas: Journalism Awards

Highway Africa, em parceria com a Partnership for Social Accountability (PSA) Alliance, convida jornalistas da África Austral a aplicarem-se para o prémio inaugural África Austral Media Award em reportagens sobre Responsabilidade Social 2017.

O prémio reconhece dois jornalistas de países que implementam o projecto Alianças da PSA – Malawi, Tanzânia, Moçambique e Zâmbia – cuja reportagem investigativa sobre responsabilidade social contribui para melhoria da saúde pública e da agricultura nas seguintes categorias:

§  HIV e Saúde Sexual Reprodutiva e Direitos (SRHR, sigla inglês)

§  Segurança Alimentar

Os pedidos serão examinados por um painel de especialistas de mídia da região e dois vencedores serão premiados na Conferência Highway Africa a ser realizada em 31 de Agosto – 01 Setembro de 2017. O prémio inclui US $ 250, além de viagens e alojamento para a Conferência Highway Africa 2017.

Prazo para apresentação:

15 de Agosto de 2017

Critérios:

§  Os candidatos devem ser baseados em: Malawi, Tanzânia, Moçambique ou Zâmbia;

§  O trabalho deve ser publicado entre Julho de 2016 e Julho 2017;

§  Impresso, Rádio, TV, Multimédia e fotojornalismo são admitidos;

§  Se enviar várias candidaturas na mesma categoria ou em várias categorias, complete uma entrada para cada história. Máximo de duas entradas por candidato;

 

Como aplicar:

§  Os candidatos podem apresentar as suas candidaturas no link : http://highwayafrica.ru.ac.za/journalism-award/

 

Para mais informações, visite: http://copsam.com/psa/

 

 


segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Candidate-se ao concurso: Journalism Awards



    


Journalism Awards


Journalism Awards

Highway África, em parceria com a Partnership for Social Accountability (PSA) Alliance, convida jornalistas da África Austral a aplicarem-se para o prémio inaugural África Austral Media Award em Reportagens sobre Responsabilidade Social 2017.


O prémio reconhece dois jornalistas de países que implementam o projecto Alianças da PSA - Malawi, Tanzânia, Moçambique e Zâmbia - cuja reportagem investigativa sobre responsabilidade social contribui para melhoria da saúde pública e da agricultura nas seguintes categorias:

·         HIV e Saúde Sexual Reprodutiva e Direitos (SRHR, sigla inglês)

·         Segurança Alimentar

Os pedidos serão examinados por um painel de especialistas de mídia da região e dois vencedores serão premiados na Conferência Africa Highway a ser realizada em 31 de Agosto - 01 Setembro de 2017. O prêmio inclui US $ 250, além de viagens e alojamento para a Conferência África Highway 2017.

 

 

Prazo para apresentação:

15 de Agosto de 2017

Critério:

·     Os candidatos devem ser baseados em: Malawi, Tanzânia, Moçambique ou Zâmbia;

·     O trabalho deve ser publicado entre Julho de 2016 e Julho 2017;

·     Impresso, Rádio, TV, Multimédia e Fotojornalismo são admitidos;

·     Se enviar várias candidaturas na mesma categoria ou em várias categorias, complete uma entrada para cada história. Máximo de duas entradas por candidato;


Como aplicar:

Os candidatos podem apresentar as suas candidaturas no link abaixo:

 

 

Para mais informações, visite: http://copsam.com/psa/