COMUNICADO DE IMPRENSA
Mídia Lab lança ao mercado 28 jornalistas com habilidades em jornalismo multimídia
Foto-família dos jornalistas-estagiários graduados pelo Mídia Lab, acompanhados pelo Embaixador dos EUA, Dean Pittman (no centro) e Deolinda Fernandes (à esquerda), Directora-executiva do ML.
Área: Capacitação em jornalismo multimídia
Tipo: Comunicado de Imprensa
Data: 27 de Junho de 2018
Contacto: Taissone Rangeiro, Assistente Sénior de Comunicação
Email: trangeiro@h2n.org.mz, Cel: (+258) 82 62 56 162
Entrevistas: Rui Lamarques, Director Pedagógico do Mídia Lab, está disponível para entrevistas sobre a graduação do Mídia Lab
MAPUTO, Moçambique, 27 de Junho de 2018 – O Mídia Lab (ML) graduou, hoje, às 15h, nas instalações da IREX Moçambique, 28 jornalistas com habilidades para produção de conteúdos multimídia. Para responder as demandas do mercado de mídia, durante a formação no ML, os formandos foram submetidos aos desafios actuais do jornalismo num contexto digital. Mobile Journalism (MOJO), Storytelling - usado para narrar factos de forma a cativar a atenção do público -, jornalismo de dados, fact checking, jornalismo investigativo e económico constituem alguns dos tópicos ministrados em 10 meses de capacitação intensiva.
A cerimónia de graduação foi presidida pelo Embaixador dos EUA, Dean Pittman, que na ocasião enalteceu o contributo que os jornalistas formados no ML têm dado na mídia nacional "ao reportar informações fidedignas estão a prover a sociedade de tomar decisões informadas". Para Deolinda Fernando, Directora-executiva do ML, a expectativa é de ver esta nova geração do ML a ‟usar as habilidades técnicas e cognitivas adquiridas para promover um jornalismo baseado em princípios éticos e que gere soluções na sociedade", constatou.
Na redacção do ML, os jornalistas produziram reportagens através de práticas e aprendizagens situacionais que culminaram na realização de: 33 edições do telejornal da Malta, veiculado na STV, no qual foram produzidas 195 matérias jornalísticas e três (3) grandes reportagens. Pelo reconhecimento da qualidade deste grupo, dois terços dos formandos foram recrutados para integrar as redacções das grandes empresas de mídia nacional.
O evento contou ainda com a presença de Directores de Informação de empresas de mídia e colaboradores do Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP).
Para a próxima edição do ML, as inscrições abrem em Novembro e encerram em Dezembro. Sendo assim, o estágio começa em Janeiro. O público-alvo são jovens, recém-graduados, de 18 a 30 anos de idade. Todos os cursos são elegíveis, desde que o candidato tenha motivação em aprender e construir uma carreira em jornalismo.
O MSP é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.
Para mais informações, contacte: Taissone Rangeiro, através de: trangeiro@h2n.org.mz ou 82 62 56 162.