Chibabava
Orfãos recebem cobertores
uniforme e material escolar
CINQUENTA crianças orfãs receberam semana passada cobertores, uniforme escolar e diverso material didáctico na localidade de Pandja, posto administrativo de Muxúnguè, distrito de Chibabava, em Sofala, numa iniciativa do ComuSanas (Comunidades Sãs), um projecto integrado de Sáude baseado na comunidade.
Os petizes de idades compreendidas entre quatro a 14 anos receberam ainda garantias por parte da coordenadora do ComuSanas, Maria de Lurdes Mboana, de poderem receber apoios a partir das respectivas escolas e familias substitutas, tudo isso para garantir que continuem a estudar sem qualquer impedimento.
Maria de Lurdes Mboana disse que o apoio visa aliviar o peso que as familias substitutas e o governo suportam nas despesas escolares e outros encargos. " Sabemos que o ensino primário é gratuito, mas o encargo é maior para o Estado que tem de suportar todas as despesas relativas ao material didáctico. Para as famílias substitutas, para além dos filhos que têm, aparecem outras crianças, que por seu turno, precisam de apoio. O comuSanas está a fazer a sua parte".
No lugar do material didáctico ser entregue directamente as crianças, a nossa interlocutora disse que passará a entregar os respectivos professores. " Por exemplo se o amaterial acabar o professor recorre ao projecto. Fazemos isso porque a criança ou as familias substitutas podem recear solicitar, mas para o caso da escola, o próprio professor consegue ver que o aluno não tem o material".
Num outro desenvolvimento, a nossa interlocutora afirmou que o seu projecto não consegue fazer face as crescentes solicitações que se fazem ao nivel do distrito, pois há muitas crianças órfãs e vulneráveis.
A compra de cobertores foi justificada pelo facto de um grupo de activistas daquela agremiação ter constatado que muitas crianças passavam mal. " Estamos a entrar na época de inverno, esta 'e a nossa contribuição, pois entendemos que, apesar de serem orfãs, aquelas crianças têm o deireito de estudar e de crescer sadias. Elas têm direito à educação o que será bom para o futuro".
O projecto ComuSanas tem a sua actuação em cinco distritos da província de Sofala, nomeadamente Machanga, Búzi, Chibabava, Nhamatanda e Gorongosa. O mesmo tem a sua intervenção em várias áreas a destacar na saúde, de onde comparticipa na construção de casas de espera, montagem de mini-sistemas de abastecimento de águas nas unidades sanitárias, formação do pessoal clinico e saneamento do meio, o que contribui na redução de doenças diarreicas naqueles pontos da província. (x)
Sem comentários:
Enviar um comentário