sexta-feira, 23 de junho de 2017

Noticiário: Programa Mídia Lab forma 27 novos jornalistas

Programa Mídia Lab forma 27 novos jornalistas

MAPUTO, Moçambique, 23 de junho 2017 - Ontem, 22 de Junho, o Programa de Fortalecimento da Mídia (MSP) formou, através do Mídia Lab (ML), um estágio profissionalizante de 10 meses, 27 novos jornalistas de mídia emergente. Durante a entrega de certificados aos novos jornalistas, Dean Pittman, embaixador norte-americano, referiu ter ficado "impressionado com o trabalho produzido por este grupo. Estou consciente de que os formandos vão exercer a sua profissão com alto nível de profissionalismo". O ML fornece um ambiente de treinamento típico das exigências do mercado da mídia, centrando-se no desenvolvimento de habilidades, análise e pensamento crítico. "Nós não estamos a treinar jornalistas para adquirem habilidades técnicas, no entanto espero que cada graduado continue a desenvolver-se profissionalmente e que se torne na força de mudança positiva na sociedade" disse Arild Drivdal, Representante da IREX Moçambique. Durante o período de estágio, os participantes do ML interiorizaram aspectos teóricos do jornalismo e através de aprendizagem situacional e prática produziam notícias para televisão, mídia impressa e online. A cada ano, o ML seleciona 30 jovens recém-licenciados nas escolas superiores moçambicanas para fazerem parte do estágio profissionalizante em jornalismo. O processo de selecção é altamente competitivo, envolve testes, exercícios e entrevistas. As inscrições para o próximo ciclo do Mídia Lab já iniciaram e terminam no dia 15 de Julho, sendo que o próximo ciclo do ML está agendado entre Agosto deste ano e Janeiro de 2018. O MSP é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.



Dean Pittman, embaixador norte-americano, entregando a Zaituna Migano, recém-formada, o certificado de conclusão dos dez (10) meses de treinamento em jornalismo no Programa Mídia Lab.

terça-feira, 13 de junho de 2017

MídiaLab Newsletter

Deficientes visuais contam suas histórias e sonho

"Estamos numa fase em que a sociedade não acredita no potencial dos deficientes visuai, queremos ultrapassar isso, retratando o nosso potencial nas obras", disse Rafael Ufino, explicando que Kufuca vem para enaltecer a poesia e mostrar a sociedade que um deficiente visual pode escrever e entrar no mundo literário. "Queremos ser felizes pela poesia", reiterou.
Ver mais

Tijolo ecológico uma solução para o ambiente


O tijolo ecológico surge como alternativa com menos danos ao meio ambiente, ele é feito de cimento e areia por isso não possui queima no seu processo de fabricação.

Ver mais
Não perca a última edição do Programa MídiaLab e fique atento, através das nossas redes, ao lançamento do concurso de estágios para o Mídia Lab 2017/2018.

 
Ver mais
É estagiário em alguma instituição? Conheça os seus direitos assistindo a reportagem acima. subscreva-se no nosso canal no YouTube – Mídia Lab, para mais notícias.
Share
Tweet
Forward
Copyright © 2017MIDIALAB All rights reserved.
Recebeu este email por estar subscrito para receber a NEWSLETTER do MídiaLab.
Maputo
Mozambique

Our mailing address is:
AV. Ho Chi Min N˚ 1152
Contactos
+251320090/845371052


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list

 






This email was sent to rodriguestato.junior@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
MídiaLab · Av.Ho chi Min 1152 · Maputo 1100 · Mozambique

Email Marketing Powered by MailChimp

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Noticiário: “Se houver anarquia e uso indiscriminado dos recursos naturais, o país não será capaz de sair da pobreza"

"Se houver anarquia e uso indiscriminado dos recursos naturais, o país não será capaz de sair da pobreza" Anabela Rodrigues da WWF

MAPUTO, Moçambique, 08 de junho de 2017 - Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, 20 individualidades entre jornalistas e ambientalistas reuniram-se, na IREX, numa mesa-redonda para reflectir sobre "O Papel da Mídia na Protecção da Biodiversidade". Os participantes analisaram as razões subjacentes sobre a ameaça à biodiversidade no país. Um dos participantes, Anabela Rodrigues, Directora da World Wildlife Found (WWF) Moçambique, olhou para alguns dos problemas estruturais que afectam a luta para protecção da biodiversidade. "É preciso reflectir sobre como as decisões de desenvolvimento são tomadas, como as instituições são criadas e organizadas e como as regras de conservação são estabelecidas e executadas", comentou Rodrigues. "Se houver anarquia e uso indiscriminado dos recursos naturais, o país não será capaz de sair da pobreza", enfatizando que organizações, como a WWF, precisam de estar na mesa onde as decisões políticas e de investimento relevantes são feitas, pois esta é a única maneira de ser eficaz e alcançar resultados. Raul Senda, jornalista do semanário SAVANA, lamentou que questões sobre biodiversidade são muitas vezes marginalizadas na imprensa, geralmente estes assuntos não são vistos como tópicos que ajudam a vender jornais ou atrair publicidade. Na ocasião, Ricardo Machava – jornalista da STV, comentou que há necessidade dos meios de comunicação social reportarem mais sobre biodiversidade, de modo a despertarem o interesse do público no assunto. A mesa-redonda foi co-organizada pela WWF, IREX e Fórum de Fauna Bravia. O Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.



Anabela Rodrigues, Directora da WWF, falando à imprensa após a mesa-redonda.


Raul Senda do Savana (à esquerda), Arsénio Manhice da IREX e Anabela Rodrigues da WWF na mesa-redonda.

quarta-feira, 7 de junho de 2017

MídiaLab Newsletter

Jovens criam projecto de mapeamento de bairros



Jovens em parceria com várias entidades, inspiraram-se no projecto da Tanzânia, Dar ramani huria e criaram um projecto piloto de mapeamento de bairros propensos a inundações, o MapMoz.

Ver mais

Assista a última edição no nosso programa no vídeo acima e subscreva-se no nosso canal no YouTube – Mídia Lab.
 
Saiba o que fazer quando sofrer assédio sexual no chapa.
Share
Tweet
Forward
Copyright © 2017MIDIALAB All rights reserved.
Recebeu este email por estar subscrito para receber a NEWSLETTER do MídiaLab.
Maputo
Mozambique

Our mailing address is:
AV. Ho Chi Min N˚ 1152
Contactos
+251320090/845371052


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list

 






This email was sent to rodriguestato.junior@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
MídiaLab · Av.Ho chi Min 1152 · Maputo 1100 · Mozambique

Email Marketing Powered by MailChimp