quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Noticiário: “É importante entender o que acontece a uma floresta quando uma espécie desaparece”

"É importante entender o que acontece a uma floresta quando uma espécie desaparece" Disse Carlos Serra Jr, Especialista de Mídia em biodiversidade do MSP

MAPUTO, Moçambique, 12 de Outubro de 2017 - Através de uma parceria estratégica em curso entre o Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) e World Wildlife Found (WWF Moçambique), trinta jornalistas moçambicanos estão actualmente a participar no treinamento de 1 semana sobre jornalismo de investigação com foco em biodiversidade e conservação. A capacitação, que decorre de 09 a 13 de Outubro, em Marracuene, reúne jornalistas e editores das 11 províncias do país. Um dos principais objetivos do treinamento é incentivar a troca de conhecimentos entre especialistas de mídia em conservação e jornalistas. A actividade é parte de um esforço amplo de advocacia liderada pelo WWF Moçambique para reformar a governação florestal e gestão dos recursos, um processo em que os meios de comunicação desempenham um papel importante na disponibilização da informação na opinião pública. "A aquisição de conhecimentos dos especialistas de mídia em conservação, torna-nos capazes de informar melhor o público", disse Isabel Manhiça, editora-chefe da TIM e um dos participantes da capacitação. Outros participantes apontaram que as questões de conservação têm sido muitas vezes marginalizadas nas redacções, não recebendo a atenção que merecem. "Muitas vezes ouvimos sobre extracção ilegal de madeira, mas também é importante compreender outras questões, como o que acontece com uma floresta quando uma espécie desaparece", disse Carlos Serra Jr., um dos facilitadores especialista do MSP. Serra também enfatizou a necessidade dos jornalistas estarem familiarizados com temas de conservação e compreender o impacto ambiental das diferentes políticas e abordagens. Questões de análise de dados, segurança pessoal, acesso à informação e estratégias de advocacia fazem parte dos tópicos do treinamento. O MSP é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.



Isabel Manhiça, editora-chefe da TIM, falando sobre a importância da capacitação no contexto do jornalismo, biodiversidade e conservação.

Sem comentários:

Enviar um comentário