quinta-feira, 31 de maio de 2018

Quanto espaço ocupam 75 pessoas em diferentes formas de transporte?

Prezados profissionais, convidamos para a cobertura jornalística do evento:

 

Quanto espaço ocupam as mesmas 75 pessoas em diferentes formas de transporte (peões, ciclistas, chapas, machibombo e autocarros)

  • Onde: Av. Samora Machel, Maputo (em frente à estátua)
  • Quando: Domingo, 3 de Junho - 9h da manhã

Vamos produzir uma série de fotografias aéreas feitas por drone para mostrar quanto espaço 75 pessoas ocupam nas estradas da cidade quando usam diferentes meios de transporte. Serão feitas fotos aéreas .de 75 peões e ciclistas na estrada; 75 utentes no interior de 4 chapas; 75 utentes em um machibombo; e por fim, 75 pessoas dentro de autocarros particulares.

O resultado será semelhante a este:

A produção das fotos tem o objectivo de criar uma forma visual forte de advocacia por um sistema de transporte público e colectivo no Grande Maputo. Um sistema de transporte adequado e acessível tem o potencial de conectar os principais pontos da zona metropolitana, além de melhorar o acesso às infraestruturas e oportunidades económicas.

Nesse contexto, convidamos aos órgãos de comunicação e jornalistas independentes para a cobertura desta actividade. Estaremos disponíveis para entrevistas no dia do evento e forneceremos posteriormente as imagens aéreas fotografadas neste dia para o uso dos meios de comunicação.

Solicitação de entrevistas e fotos:

  • Chiara Tomaselli (entrevista), especialista em espaços públicos UN-Habitat, chiara.tomaselli@un.org,  842966530
  • Sara Marquez (entrevista), Arquitectos Sem Fronteiras (ASF), coordinacio.maputo@asfes.org, 842418421
  • Denise Dalla Colletta (solicitação de fotos após o evento), Comunicação UN-Habitat, denise.colletta@un.org; 845437550

        

Esta actividade é uma preparação para a Semana de Mobilidade Urbana Sustentável (7 a 13 de Junho), que contará com várias actividades como caminhada urbana, workshops técnicos, conferência e uma actividade de apropriação do espaço público para mobilizar e debater sobre a mobilidade e a melhoria do sistema de transporte público.  A Semana é iniciativa do Conselho Municipal da Cidade de Maputo em parceria com o UN-Habitat, Área Metropolitana de Barcelona e os Arquitectos Sem Fronteiras. Mais informações e agenda da Semana em breve!

         

Melhores cumprimentos,

 

 

Denise Dalla Colletta
Communication Specialist
UN-Habitat Mozambique
Phone: +258 845437550
Skype: denisedallacolletta

 

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Noticiário: Alto Comissário canadense Antoine Chevrier dialoga com jornalistas-estagiários sobre questões de igualdade de género

Alto Comissário canadense Antoine Chevrier dialoga com jornalistas-estagiários sobre questões de igualdade de género

MAPUTO, Moçambique, 24 de Maio de 2018 - Em sessão abrangente de perguntas e respostas com participantes do programa de treinamento em jornalismo do Mídia Lab, o Alto Comissário canadense Antoine Chevrier falou sobre a necessidade de empoderar meninas e mulheres nas esferas económica, social e política e investir no seu futuro, por exemplo, encorajando uma maior participação feminina em profissões tipicamente masculinas. Chevrier mencionou um esforço apoiado pelo Canadá para trazer mais mulheres para as indústrias extractivas, através de um projecto a ser implementado em Cabo Delgado e Tete, um sector onde as oportunidades profissionais para as mulheres têm sido tipicamente limitadas. Muitas questões relacionadas ao sofrimento das meninas foram abordadas durante a sessão de perguntas e respostas, incluindo abuso sexual nas escolas, onde, por exemplo, um professor que engravida uma aluna na maior parte das vezes desaparece impune ou é enviado para trabalhar em outro distrito, enquanto a menina grávida ou a jovem mãe é forçada a frequentar as aulas noturnas, o que leva seu próprio senso de estigma social e risco de novos abusos. "Precisamos de abordar essas questões, envolver o público na discussão e engajar políticos em um diálogo simultâneo", disse Chevrier, que destacou que a mudança de políticas e normas sociais através da defesa de direitos é uma componente essencial da mudança para uma maior igualdade de género. Um desses esforços políticos que poderia aumentar a protecção da menina é desenvolver legislação melhorada e protecções legais relacionadas à gravidez precoce. Os jornalistas-estagiários continuaram a discussão de género, entre eles, depois do término da sessão. O Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX. O Mídia Lab é uma organização registada localmente que foi desvinculada do MSP em 2017.

    

Em sessão de perguntas e respostas com jornalistas-estagiários do programa Mídia Lab, o Alto Comissário canadense abordou questões de igualdade de género.