sexta-feira, 25 de maio de 2018

Noticiário: Alto Comissário canadense Antoine Chevrier dialoga com jornalistas-estagiários sobre questões de igualdade de género

Alto Comissário canadense Antoine Chevrier dialoga com jornalistas-estagiários sobre questões de igualdade de género

MAPUTO, Moçambique, 24 de Maio de 2018 - Em sessão abrangente de perguntas e respostas com participantes do programa de treinamento em jornalismo do Mídia Lab, o Alto Comissário canadense Antoine Chevrier falou sobre a necessidade de empoderar meninas e mulheres nas esferas económica, social e política e investir no seu futuro, por exemplo, encorajando uma maior participação feminina em profissões tipicamente masculinas. Chevrier mencionou um esforço apoiado pelo Canadá para trazer mais mulheres para as indústrias extractivas, através de um projecto a ser implementado em Cabo Delgado e Tete, um sector onde as oportunidades profissionais para as mulheres têm sido tipicamente limitadas. Muitas questões relacionadas ao sofrimento das meninas foram abordadas durante a sessão de perguntas e respostas, incluindo abuso sexual nas escolas, onde, por exemplo, um professor que engravida uma aluna na maior parte das vezes desaparece impune ou é enviado para trabalhar em outro distrito, enquanto a menina grávida ou a jovem mãe é forçada a frequentar as aulas noturnas, o que leva seu próprio senso de estigma social e risco de novos abusos. "Precisamos de abordar essas questões, envolver o público na discussão e engajar políticos em um diálogo simultâneo", disse Chevrier, que destacou que a mudança de políticas e normas sociais através da defesa de direitos é uma componente essencial da mudança para uma maior igualdade de género. Um desses esforços políticos que poderia aumentar a protecção da menina é desenvolver legislação melhorada e protecções legais relacionadas à gravidez precoce. Os jornalistas-estagiários continuaram a discussão de género, entre eles, depois do término da sessão. O Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX. O Mídia Lab é uma organização registada localmente que foi desvinculada do MSP em 2017.

    

Em sessão de perguntas e respostas com jornalistas-estagiários do programa Mídia Lab, o Alto Comissário canadense abordou questões de igualdade de género.

 

       

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário