terça-feira, 30 de abril de 2019

Newsletter TV Surdo - 30 de Abril de 2019

NEWSLETTER TV SURDO - 30 de Abril de 2019
Jornalistas formados em matéria de Saúde Sexual e Reprodutiva para advogar no combate á doenças como ITS e HIV e SIDA
Por reconhecer o papel da imprensa na dessiminação de informação, para a mudança de comportamento, a AMODEFA, juntou em Maputo, 15 jornalistas de diversos orgãos para uma capacitação em matéria de Saúde Sexual e Reprodutiva. 
Assista o video: Jornalistas capacitados em matéria de Saúde Sexual e Reprodutiva
Reportagem da Semana
Cantol Pondja, FAMOD
  • O Ciclone IDAI veio e deixou um rasto de destruição. No role dos afectados, estão as pessoas com deficiência que ficaram numa situação critica. Desta forma, o FAMOD, defende a integração desta camada social em todo processo de assistência, para garantir a inclusão de maior numero de PcD´s.
  • Na edição do Mais Vida desta semana, abordamos a questão da acessibilidade nos postos de recenseamento, e tentamos perceber de que formas os brigadistas estão preparados para garantir a inclusão de PcD neste processo, uma vez, muitos postos funcionarem em escolas com uma estrutura arquitéctonica dificil para PcD.
Destaque do programa da TV Surdo
Clique no Programa






This email was sent to rodriguestato.junior@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
TV SURDO · Ho Chi Minh Avenue · Maputo 1100 · Mozambique

Email Marketing Powered by Mailchimp

terça-feira, 23 de abril de 2019

Newsletter TV Surdo - 23 de Abril de 2019

NEWSLETTER TV SURDO - 23 de Abril de 2019
Problemas técnicos combinados com os efeitos do ciclone IDAI podem comprometer o alcance da meta no recenseamento eleitoral
Uma semana depois do arranque do processo de recenseamento eleitoral no país, há relatos de que vários moçambicanos ainda não podem exercer este direito civíco em alguns pontos do país. Alguns postos nunca foram abertos, enquanto que outros estiveram fechados nos primeiros três dias.
Assista o video: Ainda há escolas que estão a funcionar como centros de acomodação em Sofala
Reportagem da Semana
Ancha Ussene, formanda do MGCAS
  • Para fazer face a crescente demanda dos serviços públicos por parte das Pessoas com Deficiência Auditiva, sob a égide do Ministério de Género, Criança e Acção Social, mais de 40 funcionários públicos de diversas instituições do Estado estao a ser capacitados em Lingua de Sinais de Moçambique.
  • Retractar a vida de pessoas com deficiência em obras literárias é a paixão do entrevistado na rubríca Mais Vida desta edição. Conheça a história de João Passe. Ele começa a escrever ainda nos bancos da escola, e hoje conta com diversas obras literárias, e também uma copilação do tributo á Zaida e Carlos Chongo.
Destaque do programa da TV Surdo
Clique no Programa






This email was sent to rodriguestato.junior@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
TV SURDO · Ho Chi Minh Avenue · Maputo 1100 · Mozambique

Email Marketing Powered by Mailchimp

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Noticiário: Coordenadores das rádios comunitárias discutem estratégias de sustentabilidade na conferência anual de liderança

Coordenadores das rádios comunitárias discutem estratégias de sustentabilidade na conferência anual de liderança

                               

NAMPULA, Moçambique, 18 de Abril 2019 – A conferência anual de liderança, para Zambézia e as três províncias nortenhas de Moçambique, que é organizada pela h2n, decorre esta semana no escritório da h2n em Nampula. O evento é um fórum para coordenadores e gestores de rádios comunitárias no qual se partilham experiências nas áreas de sustentabilidade financeira, operacionalização, radiojornalismo e engajamento comunitário. O problema da mobilização de recursos para sustentabilidade financeira esteve no foco das sessões, incluindo a possibilidade de fornecer subsídios as rádios e ao pessoal para fins de treinamentos. “Nós fornecemos subsídios como forma de incentivar e desenvolver a capacidade dos nossos colaboradores, o que parece estar a funcionar bem” disse Guizada Severino, Gestora Administrativa da Rádio Sem Fronteira em Pemba. Outros participantes entendem que a estratégia nem sempre funciona. “Muitas pessoas que se beneficiaram dos subsídios de treinamento abandonaram as rádios para fazer parte de outras organizações”, defendeu Letícia de Carmo, Gestora Financeira da Rádio Encontro em Nampula. As diferentes experiências levaram o grupo a concluir que é necessária uma abordagem abrangente e sistemática de longo prazo para as capacitações. Os participantes da conferência também reconheceram a necessidade das rádios comunitárias continuarem a engajar as comunidades para melhorar as condições locais. “Nós precisamos de identificar os problemas locais e fazer escolhas locais para melhorar a vida da comunidade” concluiu Farida Nazário, Coordenadora da Rádio Wimbe em Pemba.

 

 

Coordenadora da radio comunitária de Wimbe Fátima Nazário, à esquerda, e Gestora Administrativa da Rádio Sem Fronteira Guizada Severino, à direita, participando na conferência anual de liderança para rádios comunitárias.

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Newslatter TV Surdo - 15 de Abril de 2019

NEWSLETTER TV SURDO - 15 de Abril de 2019
A festa do futebol moçambicano arranca á 27 de Abril próximo.
Volta a rolar a bola nos relvados nacionais. A nova data para o arranque da prova foi fixado para 27 de Abril próximo, depois de se ver adiada a data inicial que apontava para 30 de Março. O bom ritimo da recuperação das obras desportivas que foram severamente afectadas pelo ciclone IDAI nas provincias de Manica e Sofala, pesaram para esta decisão. De salientar que, depois de reuniões aturadas com os parceiros, o Moçambola 2019  vai mesmo decorrer no sistema de todos contra todos e em duas voltas. O modelo de unidade nacional.
Assista o video:
Moçambola-2019 á 27 de Abril no sistema clássico de todos contra todos
Reportagem da Semana
Mussá Isamel ficou sem meios de compensão após o ciclone IDAI
  • Pelo menos 2500 pessoas com deficiência foram afectadas pelos ciclone IDAI que semeiou luto e dor na provincia de Sofala, com maior incidência na cidade da Beira. Castigo Maraza e Mussá Ismael, pessoas com deficiencia fisico-motora, são os rostos que nos contam nesta peça o drama vivido por estes durante e depois deste fatidico dia do ciclone. 
  • Diversas organizações não governamentais juntaram-se em Maputo com crianças surdas para celebrar o dia mundial da audiação. O encontro serviu para advertir aos petizes e a sociedade no geral sobre os cuidados a ter com o ouvido, um orgão bastante sensivel no ser humano. Na ocasião, os petizes pediram mais oportunidades com a criação de mais escolas inclusivas no país.
Destaque do programa da TV Surdo
Veja o Programa






This email was sent to rodriguestato.junior@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
TV SURDO · Ho Chi Minh Avenue · Maputo 1100 · Mozambique

Email Marketing Powered by Mailchimp