quarta-feira, 25 de março de 2015

NOTICIÁRIO: Jornalistas experientes produzem 10 matérias sobre economia do país

Jornalistas experientes produzem 10 matérias sobre economia do país    

 

Três repórteres de televisão e jornal impresso que participam do curso de jornalismo económico com foco em indústria extractiva produziram 10 reportagens sobre a realidade de uma área em franca ebulição económica, em Pemba, província de Cabo Delgado. Das dez reportagens produzidas, foram publicadas, na semana passada, cinco na TV Miramar e uma no jornal O País. Os repórteres viajaram a Pemba de 17 a 22 de Março. O jornalista Orlando Macuácua, de O País, revelou na reportagem "Investimentos a meio gás" (20/03) que os executivos da Anadarko alertaram as autoridades locais sobre o atraso na fase de construção da unidade de liquefação, que é um método de compressão para facilitar o transporte do gás natural na região. Hermínio José, da TV Miramar, reportou alguns dos investimentos de empresários locais e estrangeiros na província, mas também mostrou as difíceis condições de vida dos moradores do bairro Paquitiquete, que ainda aguardam a sonhada prosperidade propiciada pelo boom dos recursos naturais. Outro tema abordado foi o precário fornecimento local de água e electricidade, além de problemas de infraestrutura. O jornalista freelancer Reginaldo Mangue investigou os problemas de saúde em Pemba e as consequências macroeconómicas do investimento na região, como a inflação e o emprego. ''Estar no local, ter fontes indisponíveis, e traçar imediatamente outras alternativas foi o maior desafio", disse Hermínio. Para Patrick Brock, jornalista brasileiro radicado nos Estados Unidos e coordenador da formação, "o resultado foi excelente, tanto nas chamadas pautas de oportunidade quanto no que planeamos fazer. Os repórteres conseguiram produzir conteúdos equilibrados, mostrando os dois lados, inclusive revelando um certo arrefecimento dos investimentos no gás". O curso, que é uma oportunidade de formação avançada e individualizada, é oferecida aos repórteres experientes. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional e implementado pela IREX. 


​Hermínio José entrevista um electricista que trabalha na obra de uma clínica privada  

​Reginaldo Mangue conversa com membros da ONG Aga Khan sobre a saúde em Pemba 

​Orlando Macuácua entrevista Presidente do Conselho Municipal de Pemba, Tagir Carimo.   

segunda-feira, 23 de março de 2015

Convite: Porquê as redacções devem dar prioridade a tecnologia móvel?

Porquê as redacções devem dar prioridade a tecnologia móvel?

Cresce o número de pessoas que acedem as notícias através de dispositivos móveis. Enquanto isso, mundialmente, as organizações de notícias notam redução do tráfego para seus sites a partir de computadores. 
A adaptação à transição para a tecnologia móvel é um desafio para os órgãos de comunicação em Moçambique. Pensando nisso, o ‪#‎DebatenaRedacção‬ do mês em curso tem como tema COMO FAZER JORNALISMO COM TELEMÓVEIS: REPORTAGENS EM TEMPO REAL.
Prevê-se a presença do Borges Nhamirre, jornalista e investigador do Centro de Integridade Pública (CIP). 
Espera-se debater as melhores práticas para publicação de conteúdo gerado pelo usuário e que implicações de natureza estrutural e editorial serão inevitáveis.

Participe!


NOTICIÁRIO: Cinco rádios comunitárias da região centro e norte reforçam serviços

Cinco rádios comunitárias da região Centro e Norte reforçam serviços

NAMPULA, Moçambique, 23 de Março de 2015 
- Cinco rádios comunitárias da região Centro e Norte do país assinaram memorando de entendimento com o Programa Para Fortalecimento da Mídia. O objectivo é melhorar a prestação de serviços e promover rádios-modelos. Esta iniciativa vai abranger 30 rádios daquelas duas regiões do país. Irmã Maria Anselmina Cesário, coordenadora da Rádio Sem Fronteiras, de Pemba, disse que os laços de parceira entre as partes irão ajudar a alcançar os objectivos daquela estacão. "Sinto-me muito satisfeita pela oportunidade e por nossa rádio ser uma das primeiras rádios parceiras do Programa Para Fortalecimento da Mídia", disse.  A IREX vem, desde 2013, a desenvolver várias actividades com as rádios comunitárias da região centro e norte de Moçambique, como formação de pontos focais e cursos de jornalismo básico. "Prometemos fazer o nosso melhor para que esta parceria dure por muito tempo", revelou Fernando de Almeida Vaz, coordenador da Rádio Comunitária do Ile. Foram também assinados os memorandos com as rádios de Cuamba, em Niassa; Nova Rádio Paz, em Quelimane; e Watana, em Nacala. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.

Cabine de gravação de uma das rádios comunitárias do Norte apoiadas pela IREX

sexta-feira, 20 de março de 2015

Oportunidade de Formação: Marketing, Vendas e Distribuição

CURSO DE MARKETING, VENDAS E DISTRIBUIÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA MÍDIA

Certificado pela Universidade de Rhodes


Região Norte

 

O Programa Para Fortalecimento da Mídia vai realizar durante 5 dias, de 8 à 12  de Abril de 2015, das 8:00hrs às 17:00hrs, uma formação gratuita de marketing, vendas e distribuição. A capacitação destina-se à gestores e profissionais das áreas comercial e de distribuição de empresas de mídia, localizadas em Nampula, Niassa e Cabo Delgado. O curso visa preparar os formandos para desenvolverem estratégias e ferramentas práticas de vendas, marketing e comercialização dentro do contexto das múltiplas plataformas de mídia do mercado moçambicano. A formação será realizada nos escritórios da IREX em Nampula para um total de 20 participantes e será certificada pela Universidade de Rhodes. 

Os candidatos interessados em concorrer deverão inscrever-se através do endereço www.irex.org.mz/inscricoes selecionando a opção Marketing, Vendas e Distribuição e preenchendo o formulário de candidatura até o dia 31 de Março de 2015.

--

Laque Francisco, Program Assistant / Assistente de Programa

Mozambique Media Strengthening Program /

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique

IREX Mozambique / Moçambique

Av. Ho Chi Minh 1174 | Maputo | Mozambique / Moçambique

T: (+258) 21 320 090  | C: (+258) 82 37 34 663

lfrancisco@irex.org www.irex.org.mz

Skype: msp-lfrancisco


quarta-feira, 18 de março de 2015

NOTICIÁRIO: Grupo de estudantes tem primeira experiência com jornalismo de Tv

Grupo de estudantes tem primeira experiência com jornalismo de Tv

 

MAPUTO, Moçambique, 18 de Março de 2015 – Vinte participantes do Laboratório Multimídia (Mídia Lab TV) iniciaram os ensaios de produção de telejornal nas ruas da cidade de Maputo. O grupo, composto por estudantes do curso superior de jornalismo da Escola de Comunicação e Artes e da Escola Superior de Jornalismo, começa a treinar como fazer entrevistas e filmagens. Os futuros jornalistas aprendem a procurar ângulos de interesse público para os conteúdos que preparam. "Agora vejo a importância de não ignorar personagens que podem revelar problemas preocupantes na nossa sociedade. Quero um dia fazer uma grande reportagem sobre o subemprego na capital do país", disse Rogério Júnior, um dos participantes, após a entrevista que fez a um vendedor ambulante na Av. Marginal. Todos os estudantes participaram do exercício e muitos deles viviam a experiência pela primeira vez. Para a Assimina Macuacua, "o trabalho de operador de câmera sempre foi estereotipado como tarefa masculina, mas nós provamos o contrário durante o exercício". O curso, que tem a duração de seis meses, ensina técnicas de jornalismo aplicadas à televisão. Nos próximos três meses, os participantes vão produzir, montar e apresentar um telejornal. Esta formação acontece na IREX. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional e implementado pela IREX.

Rogério Júnior entrevista um adolescente que é vendedor ambulante na Av. Marginal


​Assimina Macucua aprende a entrevistar 


​Xanda Gonçalves faz uma matéria sobre o drama de uma revendedora do mercado informal 

Xanda e os colegas aprendem a filmar nas ruas da Cidade de Maputo


​Xanda e Assimina juntamente com as outras colegas do curso aprendem a filmar

quinta-feira, 12 de março de 2015

NOTICIÁRIO: Jornalistas e activistas recomendam tratamento equilibrado de informação sobre o género

Jornalistas e activistas recomendam tratamento equilibrado de informação sobre o género

MAPUTO, Moçambique, 13 de Março de 2015 - Profissionais do sector de género e mídia concluíram, ontem, numa mesa-redonda no escritório da IREX, que o foco no tratamento de informações sobre violência baseada no género descura a perspectiva das vítimas e desculpabiliza os agressores. Os participantes analisaram textos, partilharam experiências e constataram que os profissionais de mídia, muitas vezes sem querer, acabam por alastrar, agravar ou traçar caminhos para o surgimento de novos problemas. ''O que o jornalista publica é o que ele entende sobre assunto, e se ele tiver um entendimento restrito, o seu texto o acompanhará e não será muito didáctico. É preciso ter um domínio cultural e social do que o jornalista pensa sobre género'', disse uma participante, reiterando a importância do conhecimento como a base fundamental para qualquer comunicador escrever sobre género.  Cuidados básicos como protecção das vítimas, necessidade de melhor articulação multissectorial junto às instituições envolvidas ou responsáveis pelo assunto; entendimento sobre os procedimentos jurídicos, sociais e culturais; focalização no impacto na vida das vítimas e humanização da história; seguimento dos casos e informar, as vezes, sobre os melhores procedimentos a tomar são algumas instruções básicas dos participantes para os que cobrem assuntos de género na mídia. Na ocasião, os participantes reconheceram que os editores têm um papel crucial para que os órgãos de informação veiculem matérias jornalisticamente relevantes. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional e implementado pela IREX.



​P
rofissionais da comunicação social discutem a melhor forma de colocar assuntos género na mídia

quarta-feira, 11 de março de 2015

NOTICIÁRIO: Quarenta aspirantes a jornalistas adquirem técnicas de crescimento profissional

Quarenta aspirantes a jornalistas adquirem técnicas de crescimento profissional


MAPUTO, Moçambique, 11 de Março de 2015 - Quarenta aspirantes a jornalismo participaram, na semana passada, numa sessão orientada para estagiários com vista a adquirirem conhecimentos práticos para orientação profissional na área da mídia. Segundo o representante da IREX, Arild Drivdal, que dirigiu a sessão, a ambição e o profissionalismo são elementos-chave para ter sucesso no mercado de trabalho. "Saber como se candidatar para uma vaga de emprego é, por vezes, tão importante quanto ter habilidades e competências profissionais." Drivdal fez notar que os aspirantes a um posto de trabalho devem verificar se o seu currículo contém erros básicos de ortográfica, gramática e formatação. A IREX tem dez estagiários (entre estudantes finalistas e recém-licenciados); patrocina um número similar de estagiários em outras empresas de mídia; e trabalha com cerca de vinte participantes do curso de telejornalismo (Mídia Lab)."Os programas de estágio e de formação profissional procuram construir uma ponte entre o que os alunos aprendem na escola e o que eles precisam saber para ter sucesso num mercado competitivo", afirmou Drivdal. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional e implementado pela IREX.

 

Estagiários e estudantes do Mídia Lab Tv aprendem a fazer marketing pessoal para melhor inserção no mercado

domingo, 8 de março de 2015

NOTICIÁRIO: Jornalistas preparados para informar sobre migração digital

Jornalistas preparados para informar sobre migração digital


MAPUTO, Moçambique, 09 de Março de 2015 –  Cerca de 20 profissionais de comunicação social da cidade de Maputo participaram ontem num debate sob o tema "Migração digital: Que informação para os cidadãos?", organizado pela Associação da Mulher na Comunicação Social (AMCS), o que os coloca em melhor posição para informar os cidadãos sobre o processo. O orador do evento, engenheiro electrónico Luís Loforte, disse que Moçambique não vai emigrar do sistema análogo para o digital até o dia 17 de Junho, conforme determinado pela Organização Internacional das Telecomunicações por falta de capacidade financeira. "O processo será gradual e numa primeira fase envolverá apenas a televisão. No entanto, a imprensa e os cidadãos em geral devem saber o que efectivamente vai acontecer", recomendou. Palmira Velasco, jornalista e directora executiva da AMCS, disse sentir-se mais esclarecida sobre migração digital depois do evento. Acontecimentos similares serão realizados noutras províncias para envolver os jornalistas na discussão central sobre o tema. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional e implementado pela IREX.

 

Eng. Luís Lorfte esclarece aos jornalistas sobre migração digital.  

sexta-feira, 6 de março de 2015

NOTICIÁRIO: Jornalistas criam website com matéria sobre o drama dos casamentos precoces

Jornalistas criam website com matéria sobre o drama dos casamentos precoces


MAPUTO, Moçambique, 6 de Março de 2014 - Para marcar a primeira edição da Oficina de Jornalismo, que teve lugar em Nampula, participantes do treinamento terminaram, esta semana, a produção de um website com uma matéria sobre casamentos prematuros. A reportagem, que conta o drama de duas jovens que tiveram a vida alterada por casamentos forçados, foi produzida por uma equipa de nove jornalistas baseados na região Norte de Moçambique.  A pauta pensada pelos formandos previu traçar o quadro geral no país e mostrar que "os números não mostram e nem quantificam as cicatrizes físicas e psicológicas que permeiam o dia-a-dia desses matrimónios forçados". "O desafia da publicação foi trabalhar com um prazo de produção mais realista, aproximando-se da rotina de uma redacção", afirma Virgílio Dêngua, responsável pela arquitectura do website. Os formandos tiveram de produzir os textos e trabalhar as imagens, pressionados por um prazo exíguo de entrega de conteúdos. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional e implementado pela IREX.


​​A reportagem pode ser lida no endereço http://oficinadejornalismo.com/

terça-feira, 3 de março de 2015

NOTICIÁRIO: Profissionais de empresas de mídia formados em marketing, vendas e distribuição

Profissionais de empresas de mídia formados em marketing, vendas e distribuição

MAPUTO, Moçambique, 04 de Março de 2015   –  Dezassete profissionais do sector comercial de 13 empresas de mídia moçambicana foram formados em Marketing, Vendas e Distribuição. A capacitação, que foi realizada pelo Programa Para Fortalecimento da Mídia, ofereceu aos formandos conhecimentos e ferramentas para melhorarem a visibilidade e as receitas das suas empresas. "As empresas de mídia negligenciam o marketing e isso reflecte-se nas suas vendas", disse Farida Ustá, Directora Comercial da Televisão Independente de Moçambique (TIM). "Nesta formação aprendi que a distribuição de conteúdos usando ferramentas digitais e redes sociais, dá visibilidade a empresa, atrai audiência e anunciantes", acrescentou Farida. Fernando Matico, Director de Informação da ECO TV, afirmou já sabe "como alavancar as vendas do meu canal, criando estratégias de marketing e de distribuição de conteúdos com base em evidências do mercado". Por sua vez, Gabriel Chihale do jornal Canal de Moçambique, referiu que "devemos diversificar nossos canais de distribuição, para atrair mais leitores e publicidade". A formação foi orientada pelo consultor internacional de gestão de mídia, Carlos Henriques, em representação da Universidade de Rhodes. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e implementado pela IREX.

 

  

Profissionais dos departamentos comerciais das empresas de mídia participaram no treinamento em marketing, vendas e distribuição.

Newsletter de Fevereiro, 2015 - Actualizações e Realizações

Programa Para Fortalecimento da Mídia
View this email in your browser
Últimas actualizações
IREX Moçambique

Sociedade deve apoiar jornalistas na busca da transparência 

Os jornalistas carecem do apoio da sociedade para engajar as mineradoras e o governo a divulgar regularmente dados sobre contratos públicos e outra informação relevante sobre petróleo e gás, afirmam participantes do debate na Redacção do mês em curso.

Jornalistas da Zambézia aderem iniciativas online 

O curso gratuito é destinado aos jornalistas profissionais, e terá maior destaque para a indústria extractiva. 

Dezassete profissionais formados em marketing, vendas e distribuição 

A capacitação, que foi realizada pelo Programa Para Fortalecimento da Mídia, ofereceu aos formandos conhecimentos e ferramentas para melhorarem a visibilidade e as receitas das suas empresas.

Jornalistas criam website com matéria sobre casamentos prematuros  

Para marcar a primeira edição da Oficina de Jornalismo, que teve lugar em Nampula, participantes do treinamento terminaram, esta semana, a produção de um website com uma matéria sobre casamentos prematuros. 

Formação ajuda a reportar problemas na indústria extractiva

Depois de participar na formação sobre Gestão de Projectos, Mobilização de Recursos e Capacitação Comunitária, Iracema Bila da SEKELEKANI, uma ONG focada na mídia e comunicação, decidiu pesquisar e escrever um artigo sobre mineração e seu impacto nas comunidades.

Docentes da ECA vão criar uma plataforma de ensino online

"Nós gostaríamos de desenvolver uma única plataforma online onde os nossos estudantes de jornalismo possam aplicar as suas habilidades e melhorar os resultados de aprendizagem"

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Copyright © 2015 IREX Mozambique, All rights reserved. 
You are receiving this email because you are subscribed to IREX Mozambique Mailing List. 


Our mailing address is:
Av. Ho Chi Minh 1174 | Maputo | Mozambique 

unsubscribe from this list    update subscription preferences 






This email was sent to rodriguestato.junior@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
IREX MOZAMBIQUE · Av. Ho Chi Min, nº 1174, Maputo · Telefone: +258 21 320 090 ǀ +258 82 308 5215 · Maputo 1100 · Mozambique

Email Marketing Powered by MailChimp

Newsletter de Fevereiro, 2015 - Actualizações e Realizações


Programa Para Fortalecimento da Mídia
View this email in your browser
Últimas actualizações
IREX Moçambique

Sociedade deve apoiar jornalistas na busca da transparência 

Os jornalistas carecem do apoio da sociedade para engajar as mineradoras e o governo a divulgar regularmente dados sobre contratos públicos e outra informação relevante sobre petróleo e gás, afirmam participantes do debate na Redacção do mês em curso.

Jornalistas da Zambézia aderem iniciativas online 

O curso gratuito é destinado aos jornalistas profissionais, e terá maior destaque para a indústria extractiva. 

Dezassete profissionais formados em marketing, vendas e distribuição 

A capacitação, que foi realizada pelo Programa Para Fortalecimento da Mídia, ofereceu aos formandos conhecimentos e ferramentas para melhorarem a visibilidade e as receitas das suas empresas.

Jornalistas criam website com matéria sobre casamentos prematuros  

Para marcar a primeira edição da Oficina de Jornalismo, que teve lugar em Nampula, participantes do treinamento terminaram, esta semana, a produção de um website com uma matéria sobre casamentos prematuros. 

Formação ajuda a reportar problemas na indústria extractiva

Depois de participar na formação sobre Gestão de Projectos, Mobilização de Recursos e Capacitação Comunitária, Iracema Bila da SEKELEKANI, uma ONG focada na mídia e comunicação, decidiu pesquisar e escrever um artigo sobre mineração e seu impacto nas comunidades.

Docentes da ECA vão criar uma plataforma de ensino online

"Nós gostaríamos de desenvolver uma única plataforma online onde os nossos estudantes de jornalismo possam aplicar as suas habilidades e melhorar os resultados de aprendizagem"

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Copyright © 2015 IREX Mozambique, All rights reserved. 
You are receiving this email because you are subscribed to IREX Mozambique Mailing List. 


Our mailing address is:
Av. Ho Chi Minh 1174 | Maputo | Mozambique 

unsubscribe from this list    update subscription preferences 






This email was sent to laquefrancisco@gmail.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
IREX MOZAMBIQUE · Av. Ho Chi Min, nº 1174, Maputo · Telefone: +258 21 320 090 ǀ +258 82 308 5215 · Maputo 1100 · Mozambique

Email Marketing Powered by MailChimp