terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

PROGRAMA DA TV SURDO EDIÇÃO I NA STV.

PROGRAMA DA TV SURDO EDIÇÃO I NA STV


https://www.youtube.com/watch?v=dSV0QkF_0zM


A TV Surdo é uma plataforma de televisão online voltada à produção e difusão de conteúdos noticiosos com foco para surdos. É apoiada pelo Programa Para Fortalecimento da Mídia, financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América - USAID, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional, e implementado pela IREX.

Confira a actualidade informativa, no programa da TV Surdo. Quinzenalmente, a TV Surdo leva até si histórias de vida, informação social, política, educativa, desportiva e cultural. Sábado às 9h30, na STV Notícias, domingo às 12h00, na STV, e segunda-feira, às 23h00, na STV Notícias (repetição).
Não perca a próxima edição, no próximo fim de semana (sábado, 04, e domingo, 05 de Março).



Caso não pretenda continuar a receber as nossas noticias, queira por favor responder esta mensagem, escrevendo: retire-me da lista​


TV Surdo Moçambique / Deaf TV Mozambique
Cell: +258 84 011 5322
AV. da Tanzânia 376 | Maputo | Moçambique /  Mozambique

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

NOTICIÁRIO: O programa de treinamento de jornalistas do Mídia Lab lança transmissão de notícias voltadas para o público jovem

O programa de treinamento de jornalistas do Mídia Lab lança transmissão de notícias voltadas para o público jovem

Veja o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=0UC61ezr6Ls&feature=youtu.be

 

MAPUTO, Moçambique, 23 de Fevereiro de 2017 – O Mídia Lab, um programa de formação de jornalistas, vai lançar, no próximo fim-de-semana, um programa de notícias na STV dirigido a jovens. O programa será transmitido na STV Notícias, um canal de TV a cabo, no Sábado às 9h30, e no canal principal de sinal aberto da STV no Domingo às 12horas. O programa também será repetido na próxima semana. O Mídia Lab é formado por 30 estagiários de jornalismo que passam por um programa de treinamento intensivo de 10 meses voltado para a prática do jornalismo, aprendizado situacional e desenvolvimento de habilidades. Os graduados do programa geralmente começam a trabalhar como jornalistas e noutras áreas da comunicação. "Nosso objectivo no Mídia Lab é preencher a lacuna entre a teoria e a prática", diz Ricardo Fontes Mendes, Director de Capacitação da IREX. "Aplicamos a teoria que os participantes aprenderam na escola, a reforçamos e oferecemos oportunidades práticas para aplicá-la e integrá-la em situações da vida real", continua Mendes. O programa de notícias do Mídia Lab TV, bem como outros produtos de jornalismo on-line e off-line, são exemplos práticos dessas oportunidades. O programa baseia-se num modelo pedagógico que incorpora o acompanhamento de formandos por jornalistas experientes, oportunidades de prática, exercícios de aprendizagem, orientação constante, feedback aos pares e esclarecimento sistemático das lições aprendidas. Os estagiários de jornalismo também são apresentados uma ampla gama de ferramentas tecnológicas e softwares e aprendem a produzir artigos para jornal impresso, on-line, rádio e TV. Recentemente, o Mídia Lab aumentou seu foco no jornalismo móvel (notícias produzidas através de smartphones) e no jornalismo de soluções (matérias que mostram soluções que podem ajudar nos esforços de desenvolvimento em diferentes áreas). O Mídia Lab é uma componente do Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP), financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.    



Alguns dos actuais estagiários do programa de treinamento de jornalistas do Mídia Lab num evento prático recente em Maputo.





--

Pedro Fumo

Program Assistant / Assistente de Programa

Mozambique Media Strengthening Program /

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique

Av. Ho Chi Min 1174 | Maputo | Mozambique / Moçambique

pfumo@irex.org | T: (+258) 21 320 090  | C: (+258) 844300219

www.irex.org.mz


     






          


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

CONVITE MESA-REDONDA SOB O TEMA: Transparência, Prestação de Contas e Boa Governação: Desafios e oportunidades da imprensa moçambicana

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

A mídia desempenha um papel importante na promoção da transparência, prestação de contas e boa governação. Uma imprensa forte é indispensável na prestação de informação actualizada aos cidadãos. A imprensa contribui, através de artigos, na denúncia de casos de corrupção, violação dos princípios éticos e deontológicos por parte dos servidores públicos e outros profissionais. Todavia, a própria imprensa não tem sido escrutinada de modo a se aferir o seu nível de transparência e prestação de contas. Poucos sabem quem detém que percentagem das acções das empresas públicas e privadas de midia, incluindo suas fontes de recursos. O sector privado tem sido o mais desfavorecido. O governo e suas instituições preferem publicações públicas para anunciar os seus serviços e bens, o que distorce as regras de mercado. A falta de legislação clara para orientar as despesas públicas pelos anúncios torna a publicidade num instrumento de financiamento para reprimir ou encorajar certos comportamentos. Evidentemente, torna-se importante levar a cabo debates e pesquisas tendentes a criar mecanismos que promovam a transparência no sector da imprensa. Neste contexto, o CIP, em parceria com a IREX e outras organizações da sociedade civil pretendem realizar uma mesa-redonda cujo tema é: Transparência, Prestação de Contas e Boa Governação: Desafios e oportunidades da imprensa moçambicana.

 

2. OBJECTIVOS

São principais objectivos da mesa-redonda:

·  Discutir mecanismos que possam incentivar a distribuição equitativa dos fundos públicos em publicidade para as empresas de midia.

·    Criar um grupo de trabalho para advocacia pela equidade de fundos públicos de publicidade para as empresas de midia.

·    Partilhar experiências de busca de sustentabilidade das empresas de midia.

· Identificar e partilhar estratégias para produção de reportagens sobre transparência, prestação de contas e boa governação.

 

3. ORADORES

·       Jorge Matine (CIP)

·       Arsenio Manhice (IREX)

 

4. LOCAL

·       IREX B.

 

5. DATA

·       22 de Fevereiro de 2017 - Pelas 10 horas

 

6. PROGRAMA

09:45 – 10:00 – Chegada e Registo dos Participantes

10:00 – 10:15 – Notas e boas vindas e contextualização

10:15 – 10:45 – Apresentação CIP & IREX

10:45 – 11:30 – Debate

11:30 – 11:45 – Passos a seguir (Grupo de Trabalho)

15:45 – 12:00 – Considerações finais e encerramento.



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

NOTICIÁRIO: Organizações da Sociedade Civil unem esforços para promover a implementação da Lei do Direito à Informação

Organizações da Sociedade Civil unem esforços para promover a implementação da Lei do Direito à Informação 

Veja o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=yIdCNKkBT7Y

 

MAPUTO, Moçambique, 09 de Fevereiro de 2017 - Cinco Organizações da Sociedade Civil juntaram-se recentemente para promover a Lei do Direito à Informação através da produção e circulação de um Anúncio de Serviço Público (PSA, sigla inglesa) sobre a implementação da lei. A iniciativa surge de um esforço contínuo para assegurar que a lei está a ser implementada como se pretende dentro de agências, instituições e organizações relevantes. Durante a filmagem do PSA, diferentes pessoas forneceram comentários claros e simples para incentivar a aplicação da lei em situações quotidianas e apontar algumas das barreiras que permanecem. "Mesmo que tenhamos mais acesso a informações de interesse público, muitas vezes encontramos uma cultura de sigilo", disse uma activista social. "Os cidadãos ainda não estão suficientemente informados sobre onde e como solicitar informações", comentou outro. Um pesquisador apontou que, embora a informação esteja disponível para o público, muitas vezes há uma taxa que precisa ser paga para obtê-la. Essas taxas não são suficientemente definidas na legislação, mas muitas vezes representam uma barreira para quem procura informação. "Quais são os critérios que diferentes instituições usam para fixar esses valores monetários?", comentou o pesquisador, que apontou que as taxas variam muito de instituição para instituição. Ernesto Nhanale, director executivo da associação de defesa da mídia, MISA-Moçambique, argumentou que as informações de interesse público deveriam ser disponibilizadas gratuitamente. "Com maior acesso à informação, teremos maior transparência", concluiu Nhanale. O Programa Para Fortalecimento da Mídia (MSP) é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.


O Anúncio de Serviço Público busca promover o acesso à informação e maior transparência. 




--

Pedro Fumo

Program Assistant / Assistente de Programa

Mozambique Media Strengthening Program /

Programa Para Fortalecimento da Mídia em Moçambique

Av. Ho Chi Min 1174 | Maputo | Mozambique / Moçambique

pfumo@irex.org | T: (+258) 21 320 090  | C: (+258) 844300219

www.irex.org.mz