sexta-feira, 31 de maio de 2019

Noticiário: Mídia Lab torna-se na primeira organização moçambicana a integrar a rede internacional de jornalistas investigativos

Mídia Lab torna-se na primeira organização moçambicana a integrar a rede internacional de jornalistas investigativos

 

MAPUTO, Moçambique, 31 de Maio de 2019 - O Mídia Lab (ML) é a primeira organização nacional a fazer parte da Global Investigative Journalism Network (GIJN), uma das maiores redes internacionais de jornalistas investigativos, fundada em 2003, constituída por 177 organizações de 76 países. A integração do ML a rede faz parte do processo de expansão, diversificação e solidificação de parcerias inteligentes. “A incorporação do ML vai contribui para aprimorar o jornalismo praticado no nosso contexto e os beneficiários das nossas capacitações podem festejar e se orgulhar por terem ajudado a tornar esse sonho uma realidade", disse Rui Lamarques, Director-executivo do ML. O ML espera cultivar as melhores práticas de produção de matérias jornalísticas, técnicas de gestão sustentável dos órgãos de comunicação social, fortalecer e estabelecer plataformas de networking, promover a participação dos profissionais moçambicanos em eventos internacionais da especialidade e partilhar oportunidades de financiamento. A cada dois anos, desde 2001, o GIJN realiza a conferência global de jornalistas investigativos onde participam mais de 6 000 jornalistas de 130 países. Apesar da aprovação do ML ter sido em Fevereiro deste ano, o Programa para Fortalecimento da Mídia (MSP) levou a Joanesburgo, em 2017, cerca de 20 jornalistas moçambicanos para participarem na 10ª Conferência Global da GIJN.

 

Para mais informações, visite: https://gijn.org/about/about-us/

 

  

Foto1: Sérgio Nhambi, repórter do ML, gravando imagens para o documentário sobre saúde e nutrição na comunidade – interior da província de Nampula.

Foto2: Equipa de repórteres do ML fazendo um semi-directo para reportagens sobre retrospectivas das actividades.

 

 

terça-feira, 28 de maio de 2019

Newsletter TV Surdo - 28 de Maio de 2019

NEWSLETTER TV SURDO - 28 de Maio de 2019
Novo modelo de formação de professores entra em vigor em Agosto próximo. Prêve-se melhorias para PcD no processo de ensino e aprendizagem
Professores primários passam a ser formados no modelo de 12ª classe mais três anos. Com este modelo, o MINEDH quer formar professores capazes de lecionarem todas disciplinas de 1ª a 6ª classe, eliminando desta forma o modelo de um professor por disciplinas em todas escolas. O novo curriculum prêve igualmente a introdução de disciplinas de Braile e Lingua de Moçambique na formação de professores.
Assista o video:
Reformas que agradam Pessoas com Deficiência
Reportagem da Semana
D. Dinis Matsolo, Director Executivo do PIRCOM
  • A malária é uma doença que continua a matar em Moçambique. Com efeito, uma força conjunta acaba de se formar entre o PIRCOM e as Associações TV SURDO, H2N e Midialab, para disseminar informações com vista a prevenção e mudança de comportamento da sociedade em relação a esta pandemia.
  • Cerca de 300 pessoas são diariamente infectadas pelo HIV. Preocupadas com este número, organizações não governamentais e o governo, reuniram-se recentemente em Maputo, para reflectir em torno das estratégias a adoptar para redução deste índice de seroprevalência, e ao combate ao estigma e discriminação. 
Destaque do programa da TV Surdo
 
  • PIRCOM ganha novos parceiros na luta contra a Malária
  • Elevados indices de seroprevalencia do HIV em Moçambique leva OSC e Governo á uma mesa redonda de reflexão
  • Transtornos que a venda nos passeios traz a PcD na locomoção
Assista na íntegra o programa






This email was sent to rodriguestato.junior@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
TV SURDO · Ho Chi Minh Avenue · Maputo 1100 · Mozambique

Email Marketing Powered by Mailchimp

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Noticiário: Gestores da TV Surdo recebem capacitação em matérias de estratégias de advocacia

Gestores da TV Surdo recebem capacitação em matérias de estratégias de advocacia

 

MAPUTO, Moçambique, 23 de Maio de 2019 – Gestores seniores da TV Surdo foram, de 14 a 16 de Maio, capacitados em matérias de desenvolvimento de estratégia de advocacia. Com vista a melhor compreender o processo político e criar mensagens convincentes para a tomada de decisões políticas. Para   Sousa Camanguira, Gestor de Advocacia da TV Surdo, “a formação foi excelente e ajudou-me a perceber melhor o assunto, o conhecimento aduirido será útil para minimizar algumas dificuldades que tinha na área”. Durante o treinamento, os formandos aprenderam o quadro legislativo de Moçambique, as técnicas de mapeamento de estratégias de engajamento político, a elaboração de estratégias de advocacia e planos de acção e a importância da pesquisa na actividade. Jason Smith, Chefe do Escritório de Democracia e Governação da USAID, recomendou aos participantes a usarem da melhor forma as ferramentas aprendidas. “O objectivo desta formação é criar um conhecimento local que busque melhorar a estratégia de advocacia das ONG’s nacionais”, explicou Smith. Para além dos colaboradores da TV Surdo, a formação contou com a participação de representantes de organizações parceiras da Counterpart Internacional. TV Surdo é uma plataforma de informação e advocacia para Pessoas com Deficiência (PcD), criada para garantir uma sociedade inclusiva e consciente em que todos falam a mesma língua.

 

  

Sousa Camanguira, Gestor de Advocacia da TV Surdo, no momento solene de entrega do certificado de participação.

Foto-família dos participantes que foram capacitados, pela Counterpart Moçambique, em matérias de estratégias de advocacia.

 

 

terça-feira, 21 de maio de 2019

Newsletter TV Surdo - 21 de Maio de 2019

NEWSLETTER TV SURDO - 21 de Maio de 2019
Maputo é a capital da cultura internacional por uma semana
A partir do próximo dia 27 de Maio, a cidade de Maputo "vai parar" para acolher o II Encontro Internacional de Culturas. O evento que vai se prolongar até ao dia 01 de Junho, vai contar com a presença de mais de 13 países, com objectivo de promover diversas manifestações culturais e artísticas.
Reportagem da Semana
Pedro Mário, Oficial de programas de MEPT
  • O Movimento Educação para todos diz que não é possivel falar da qualidade de Educação em Moçambique, quando a mesma não é inclusiva. Este grupo da Sociedade Civil que recentemente se reuniu em Maputo, para discutir estrátégias, avança com algumas falhas na implementação dos decretos.
  • Vendedores informais que ocupam os passeios da capital para fazer os seus negócios, estão com dias contados. Em causa está uma campanha de sensibilização levada a cabo pelo municipio, com vista a desocupação destes locais. PcD's vê com bons olhos esta medida, poís, vai facilitar a sua locomoção. O mais Vida desta semana, saiu a rua para acompanhar esta campanha
Destaque do programa da TV Surdo
 
  • Organizações que trabalham em prol das PcD no sector da educação disscutem estrátegias de Inclusão em Moçambique
  • Atletas com deficiencia premiados na 7ª Gala Nacional dos Desportos
  • Transtornos que a venda nos passeios traz a PcD na locomoção
Assista na íntegra o Programa






This email was sent to rodriguestato.junior@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
TV SURDO · Ho Chi Minh Avenue · Maputo 1100 · Mozambique

Email Marketing Powered by Mailchimp