MAPUTO, 6 de Abril, 2023 - A Fundação para o desenvolvimento da Comunidade e o Alto Comissariado do Canadá em Moçambique Eswatini e Angola, reconhecendo que as situações de emergência representam desafios para o cumprimento do direito a educação, prestaram apoio em material escolar diverso para 954 alunos da Escola Primária Completa (EPC) de Vunguine, localizada no distrito de Boane - um dos distritos mais afectados pelas inundações verificadas no mês de Fevereiro, na Província de Maputo.
Foi pensando no futuro dos petizes que a FDC com o apoio do Alto Comissariado do Canadá em Moçambique, Eswatini e Angola procedeu com a entrega de kits de apoio contendo material escolar diversos, uniforme e sapatos aos alunos da EPC de Vunguíne. Para além da entrega dos kits aos alunos, a Direcção da Escola também recebeu apoio em material pedagógico e de escritório, tais como: batas para professores, secretárias com respectivas cadeiras, globos, pastas de arquivo, computador e bolas de futebol para as aulas de educação física.
Estiveram presentes na cerimónia de entrega a PCA da FDC, Graça Machel, a Alta Comissária do Canadá, Sara Nicholls, Administradora do distrito de Boane, Guilhermina Kumaghwelo e o Presidente do Município de Boane, Jacinto Loureiro.
Na ocasião, Sara Nicholls , anunciou que o Canadá e a Comunidade Internacional pretendem ajudar as autoridades moçambicanas a responder da forma mais eficaz as necessidades críticas resultantes das mudanças climáticas.
Nicholls aproveitou a ocasião para recordar da população da Zambézia que sofre com os efeitos da passagem do ciclone Freddy. ".... devemos reconhecer os estragos das mudanças climáticas que
continuam a ser devastadores para os nossos amigos na Zambézia. Como em todos os desastres naturais, sofrem os mais vulneráveis, quer aqui em Boane quer em Quelimane", frisou Nicholls.
Niria Samuel, aluna da 6a classe na EPC de Vunguine, mostrou-se bastante feliz e agradeceu o gesto de solidariedade. "Agradeço imenso pelo material recebido, vai ser muito útil, vai nos beneficiar nos estudos, porque perdemos todo material durante as cheias", disse Niria.
Graça Machel também se mostrou contente pelo facto das crianças se encontrarem agora seguras e deixou para elas um ensinamento importante sobre solidariedade, usando como exemplo o apoio do Canadá. ' "São pessoas que estão muito longe, mas dão aquilo que eles podem para minimizar o sofrimento das pessoas aqui em Moçambique. Isto é uma lição para vocês. Quando a situação melhorar um pouco, vocês também devem pensar nas crianças da Zambézia que estão a sofrer os mesmos impactos das mudanças climáticas. Isso é muito importante, assim como nós recebemos solidariedade, nós também temos de dar solidariedade uns aos outros''.
Por sua vez, Guilhermina Kumaghwelo, Administradora do distrito de Boane, convencida que as mudanças climáticas vieram para ficar, exortou a todos para acções de prevenção, mitigação e prontidão para as emergências provocadas pelos desastres naturais. ''As enxurradas que se abateram sobre a província de Maputo especialmente sobre o nosso distrito são uma evidencia inequívoca das mudanças climáticas. Elas são reais e vieram para ficar, por isso todos nós somos chamados a aprender a conviver com elas dai a necessidade de desenvolvermos acções de prevenção, mitigação e prontidão para as emergências provocadas pelas calamidades naturais", disse Guilhermina.
Segundo dados da Administração de Boane, um total de 61.800 alunos ficaram afectados sendo 33.059 mil do ensino primário e 28.741 do ensino secundário. E destes, 1410 foram acomodados nos centros. Olhando concretamente para a EPC de Vunguine, o número é de 837 crianças afectadas.
Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JReGm_1JeQ4
Descricao do video A Fundação Para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) é uma organização sem fins lucrativos com a missão de fortalecer as capacidades das comunidades com o objectivo de vencer a pobreza e promover a justiça social em Moçambique. Contacte-nos: e-mail: info@fdc.org.mz Telefone: +258 21 355 332 Website: www.fdc.org.mz ... www.youtube.com |
Contactos:
ltamo@fdc.org.mz I 862651224 clerico.Constantino@international.gc.ca | 84 570 6423
Sem comentários:
Enviar um comentário