terça-feira, 30 de junho de 2015

Apresentações e relatório preliminar sobre Análise da Estrutura de Custos de Fertilizantes em Moçambique.

Estimado/a, 

Anexo a este e-mail as apresentações e o relatório preliminar do evento  que teve lugar hoje, no Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM), sob o tema: Análise da Estrutura de Custos de Fertilizantes em Moçambique.


Melhores Cumprimentos.



Maputo, 30 de Junho de 2015

SPEED PROGRAM - Serviços de ImprensaRua Beijo da Mulata No. 98, 2o andar 
Sommerschield II, Maputo

Adérito Bié

Cell: 846521549 ou 828029787

E-mail:  Aderito_Bie@dai.com

Homepage: http://www.speed-program.com/        Facebook: https://www.facebook.com/SpeedProgramMozambique

 

______________________________________________________________________________

The DAI email disclaimer can be found at http://www.dai.com/disclaimer.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

NOTICIÁRIO: Como reportar violação sexual: caso Anaconda?

Como reportar violação sexual: caso Anaconda?


MAPUTO, 29 de Junho de 2015 – Em resposta à exposição de uma menor de idade (14 anos) nos mídia, supostamente abusada sexualmente pelo seu progenitor de forma reiterada, jornalistas vão debater amanhã, 30 de Junho, das 10 às 12 horas no escritório da IREX, como reportar violação sexual: caso Anaconda. O painel principal será composto por Albino Francisco, Coordenador Nacional do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança e Célia Claudina, Directora Executiva da Rede de Comunicadores Amigos da Criança (RECAC) e vice-presidente da Associação de Resposta Rápida-extinta Comissão Rápida de Resposta (CRR). O objectivo é avaliar o quadro geral da violação sexual contra menores em Moçambique e discutir sobre a cobertura da imprensa no tocante à violação sexual contra menores. Espera-se que o debate contribua para o melhor entendimento da ética e deontologia do jornalismo e da Lei do Direito à Informação, no que concerne a salvaguarda da dignidade e privacidade da rapariga. São convidados estudantes, jornalistas e agentes de mudança na área de violência baseada no género. O debate é organizado pelo Programa Para Fortalecimento da Mídia, que é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.


segunda-feira, 22 de junho de 2015

Convite para debate- Como reportar a violação sexual: caso anacaonda

Programa Para Fortalecimento da Mídia
View this email in your browser

DEBATE NA REDACÇÃO

COMO REPORTAR A VIOLAÇÃO SEXUAL: O CASO DO MÚSICO ANACONDA

O Programa Para Fortalecimento da Mídia tem a honra de convidar a V. Excia a participar no debate sobre a cobertura jornalística da violação sexual contra a rapariga. O referido evento terá lugar no dia 30 de Junho de 2015, às 10 horas no escritório da IREX localizada na Av. Ho Chi Minh no. 1174. Os oradores serão Célia Claudina, Directora Executiva da Rede de Comunicadores Amigos da Criança (RECAC); Albino Francisco, Coordenador Nacional do Fórum da Sociedade Ciivl para os Direitos da Criança (ROSC); e, Leonel Muchane da Agência de Informação de Moçambique (AIM). A destacar que a presença da V. Excia muito contribuirá para a consolidação de um conjunto de directrizes para uma abordagem adequada dos casos.

Copyright © *|IREX_2015|* All rights reserved.
unsubscribe from this list    update subscription preferences
Para mais informações
Dércia Materula | dmaterula@irex.org | 842541159
 






This email was sent to rodriguestato.junior@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
IREX MOZAMBIQUE · Av. Ho Chi Min, nº 1174, Maputo · Telefone: +258 21 320 090 ǀ +258 82 308 5215 · Maputo 1100 · Mozambique

Email Marketing Powered by MailChimp

NOTICIÁRIO: Oitenta e um vídeos sobre jornalismo podem ser visualizados no YouTube da IREX

Oitenta e um vídeos sobre jornalismo podem ser visualizados no

YouTube da IREX

 

MAPUTO, Moçambique, 22 de Junho de 2015 - O canal oficial do YouTube, do Programa Para Fortalecimento da Mídia, conta actualmente com  81 vídeos sobre jornalismo em Moçambique. A maioria dos registos retrata a visão dos profissionais de mídia experientes sobre temas como jornalismo económico, investigativo, de saúde, fotojornalismo, sustentabilidade das empresas de mídia, lei do Direito à Informação, cobertura jornalística sobre assuntos de género, eleição, xenofobia, ebola e de conflito político militar. No mês em curso, o canal registou 8,224 visualizações, com uma média de 1 minuto e 13 segundos de duração por vídeo. A página também tem vídeos sobre as actividades formativas, conferências e simpósios organizados pela IREX e parceiros. Para além do YouTube, que pode ser acedido pelo link (https://www.youtube.com/user/irexmocambique), a IREX conta com uma página no Facebook (www.facebook.com/irexmozambique), website (http://www.irex.org.mz) e Twitter (https://twitter.com/IREXMOZAMBIQUE). O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.


​Canal do YouTube do Programa Para Fortalecimento da Mídia

quarta-feira, 17 de junho de 2015

NOTICIÁRIO: Formação de câmera ajuda a desenvolver narrativas eficazes de áudio-visual na STV

Formação de câmera ajuda a desenvolver narrativas eficazes de áudio-visual na STV


MAPUTO, Moçambique, 17 de Junho de 2015 - Por um período de três meses, o jornalista brasileiro especializado em fotojornalismo, reportagens cinematográficas e documentários para TV, Fabio Marconi, estará a trabalhar com os operadores de câmera das televisões moçambicanas. O objectivo é compartilhar experiências e trabalhar em questões técnicas de produção audiovisual. "Operar câmera exige uma constante actualização", diz Chrinda Gaspar, que tem vindo a trabalhar com Marconi na STV, juntamente com outros profissionais do SOICO, nas últimas semanas. A formação do Marconi no grupo SOICO é focada em narrativas audiovisuais e eficazes para captar o interesse do público espectador. ''É certo que, no meio televisivo, as imagens constituem elemento chave da matéria do repórter; são elas que dão suporte à narrativa cronológica do acontecimento", disse Marconi. O jornalista brasileiro faz parte dos Expert Resident, uma iniciativa promovida pela IREX, na qual jornalistas com experiência internacional passam três meses em Moçambique para trabalhar com os jornalistas locais. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.


​Equipa de reportagem do grupo SOICO em treinamento, orientado por Fábio Marconi.  



Repórter Cinematográfico em treinamento.



​Equipas de reportagens do grupo SOICO, com Marconi (a terceira pessoa da direita para esquerda).

segunda-feira, 15 de junho de 2015

NOTICIÁRIO: Cimeira de género premeia jornalistas

Cimeira de género premeia jornalistas 


MAPUTO, Moçambique, 15 de Junho de 2015 - Aida Matsinhe (Magazine Independente), Bernardo Selemane (Rádio Moçambique) e Yolanda Mussá (Televisão de Moçambique) foram os jornalistas moçambicanos premiados na Cimeira Nacional de Boas Práticas, no Âmbito da Implementação do Protocolo da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) sobre género e desenvolvimento. O evento, que aconteceu nos dias 10 e 11 do mês em curso, juntou cerca de 100 representantes do Governo, das organizações de mídia, da sociedade civil e confissões religiosas. ''É preciso saber até que ponto as matérias que publicamos influenciam as políticas de desenvolvimento", referiu Aida Matsinhe, que concorreu para a categoria de mídia impressa/online e foi premiada pela produção de uma matéria sobre mudanças climáticas na geração de renda para mulheres. Já Bernardo Selemane foi distinguido na categoria de imprensa radiofónica pela sua matéria sobre casamentos prematuros em Moçambique. "A mídia deve contribuir para que as mulheres se tornem mais abertas e falem dos seus problemas'', disse Selemane. Os participantes da cimeira destacaram a importância dos mídia para chamar a atenção dos decisores à aspectos que são frequentemente marginalizados. O evento teve como objectivo analisar o progresso na implementação do protocolo da SADC sobre género em Moçambique. Os vencedores irão participar de uma mentoria em produção de conteúdos jornalísticos na perspectiva de género. A capacitação, que terá a duração de três meses, será facilitada por especialistas de género e mídia do Programa Para Fortalecimento da Mídia, que é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.



Bernardo Selemane, primeiro classificado na categoria de mídia radiofônica, recebe prêmio durante a Cimeira Nacional de Boas Práticas no Âmbito da Implementação do Protocolo da SADC.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Relatórios e textos de análise sobre economia em Moçambique

Convite/Informação

Relatórios e textos de análise sobre economia em Moçambique

INFORMAÇÃO

O Programa Para Desenvolvimento Económico e Empresarial (SPEED) tem a honra de convidar o/a Senhor (a) jornalista a visitar o website da instituição para se informar mais sobre o ambiente de negócios em Moçambique. O SPEED tem como objectivo melhorar as políticas de comércio e de investimento, resultando em maior competitividade das empresas moçambicanas.

O website proporciona textos de análise e relatórios que versam sobre diversos temas da economia moçambicana. O SPEED convida-o/a a usar estes estudos para enriquecer a sua reportagem.

Encontre, por favor, alguns links:

1 http://goo.gl/SzI4cz


2  http://goo.gl/id9cTD


http://goo.gl/kRAEw8


4  http://goo.gl/LXdC4z


Maputo, 12 de Junho de 2015

SPEED PROGRAM - Serviços de Imprensa, Rua Beijo da Mulata No. 98, 2o andar 
Sommerschield II, Maputo

Adérito Bié

Cell: 846521549 ou 828029787

E-mail:  Aderito_Bie@dai.com

Homepage: http://www.speed-program.com/        Facebook: https://www.facebook.com/SpeedProgramMozambique

______________________________________________________________________________

The DAI email disclaimer can be found at http://www.dai.com/disclaimer.

NOTICIÁRIO: Losekann, da Rede Globo, vê envolvimento de jornalistas da TIM em treinamento prático

Losekann, da Rede Globo, vê envolvimento de jornalistas da TIM em treinamento prático

Maputo, Moçambique, 12 de Junho de 2015 - Uma equipa de profissionais da Televisão Independente de Moçambique (TIM) está a ser capacitada em desenvolvimento de produtos jornalísticos para televisão. A formação é dada por Marcos Losekann, jornalista da Rede Globo há 31 anos, que faz parte parte dos Expert Resident, uma iniciativa promovida pelo Programa Para Fortalecimento da Mídia, na qual jornalistas seniores passam três meses em Moçambique para trabalhar com os jornalistas locais. Na TIM, o jornalista brasileiro observa e orienta equipas de reportagens na rua, acompanha o fechamento de telejornais e ajuda na edição e elaboração de textos. ''Nós precisamos captar a atenção do público, mas o nosso jornalismo é muito previsível'', constatou Ana Mária Albino, apresentadora do telejornal da TIM, após as primeiras sessões da formação. ''Notamos melhoria de conteúdos, reavaliamos a nossa planificação e observamos que alguns constrangimentos derivaram de problemas de comunicação interna'', disse Alexandre Rosa, director de informação da estação, reconhecendo que há ainda espaço para inovação no jornalismo moçambicano. Para Losekann, ''a criatividade exige um pouco de empenho, mas o resultado dará muitas satisfações para o profissional e, sobretudo, para o público que vai se sentir atraído a ler, ouvir ou assistir o nosso trabalho''. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.

Profissionais da TIM fazem cobertura em directo.


Marcos Losekann em orientação de pauta com os jornalistas da TIM.


​Marcos Losekann com Ana Mária, apresentadora da TIM, relaxando após um trabalho de rua.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

NOTICIÁRIO: Mulheres da mídia discutem como protagonizar defesa dos seus direitos

Mulheres da mídia discutem como protagonizar defesa dos seus direitos

  

MAPUTO, Moçambique, 10 de Junho de 2015 - "Mesmo que existam leis, se as raparigas não forem protagonistas dificilmente conseguirão algum sucesso na carreira estudantil", disse Nacima Figia, gestora sénior do programa de educação da Save the Children". A declaração foi feita numa conferência de imprensa sobre o abuso sexual nas escolas, realizada no escritório da IREX, na semana passada. O evento reuniu jornalistas e membros de organizações da sociedade civil, com o objectivo de abordar questões de abuso sexual em ambientes escolares, advogando por mudanças. Uma questão recorrente foi a necessidade de as mulheres serem agentes de mudança nos meios de comunicação e em suas comunidades. "As mulheres não precisam de homens para falar por elas ou em seu nome", disse Mangia Macuacua, locutora da rádio e membro do Clube da Rapariga, uma iniciativa que resulta da parceria entre a Organização Nacional dos Professores (ONP) e a Save the Children. O Clube da Rapariga tem o objectivo de empoderar as mulheres na defesa dos seus próprios direitos. O abuso sexual em ambientes escolares é ilegal, com política de tolerância zero, mas ainda persistem casos em que o violador fica impune e famílias que muitas vezes não estão conscientes dos seus direitos e não sabem onde buscar ajuda. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.


Maria José Arthur, coordenadora da WLSA, fala sobre incongruências e ineficácia do despacho aprovado pelo Ministro da Educação 

 


Os participantes recomendam a implementação efectiva das clausulas do despacho porque entendem que as alunas são mais lesadas e os professores impunes.   

segunda-feira, 8 de junho de 2015

NOTICIÁRIO: Estudantes de jornalismo visitam “barragem do plástico”, na Mafalala

Veja o vídeo sobre o noticiário aqui: https://www.youtube.com/watch?v=E-MZj5cMZ7g  


Estudantes de jornalismo visitam "barragem do plástico", na Mafalala

 

Maputo, Moçambique, 8 de Junho de 2015 - O lugar escolhido para reflectir sobre o Dia Mundial do Ambiente, que se celebrou na passada sexta-feira, foi o histórico bairro da Mafalala. No local vinte estudantes registaram cenários que colocam em causa a saúde e a segurança pública. Um dos mais críticos é a "barragem do plástico", uma vala onde se encontra uma das maiores concentrações daquele material. "Eu considero-a barragem porque não há como mensurar a quantidade de resíduos plásticos. Isto anula os esforços na gestão das valas de drenagem, constituindo um atentado à saúde das pessoas", disse o ambientalista Carlos Serra durante a visita. Os estudantes de jornalismo ficaram surpresos com os inúmeros problemas de saneamento do meio. Matilde Muimela referiu que "estão visíveis as várias facetas do problema ambiental no meio urbano". Já Cornélio Mwito considera ser importante a procura de soluções para os problemas. Dr. Carlos Serra alertou ao grupo de visitantes que o papel do jornalista é fundamental para mostrar a dimensão dos problemas para que se acelere uma intervenção das autoridades competentes. Para além da gestão de resíduos, foram discutidas questões como a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência, ausência de iluminação e criminalidade, resultantes da ocupação desordenada. Os participantes desta actividade são estagiários e formandos do Mídia Lab TV, suportado pelo Programa Para Fortalecimento da Midia e financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX. 



Estudantes observam a extensão da "barragem de plástico"


Dr. Carlos Serra explica os perigos de garrafas e de outros materiais plásticos nas valas


O comércio não observa regras de higiene e de segurança das pessoas


O ambientalista mostra o estado das valas de drenagem e o perigo à espreita


O grupo de estudantes tenta atravessar uma das vias alagadas de Mafalala


Serra fala sobre os desafio das mudanças climáticas

sexta-feira, 5 de junho de 2015

NOTICIÁRIO: Losekann, da Rede Globo, fala sobre humanizar reportagens numa palestra para 200 participantes

Losekann, da Rede Globo, fala sobre humanizar reportagens numa palestra para 200 participantes 

 

MAPUTO, Moçambique, 5 Junho de 2015 – ''Jornalismo é dar voz às pessoas comuns, não só às autoridades. É isto que torna as histórias mais interessantes, reais e próximas daqueles espectadores que estão em casa, vendo o noticiário". A afirmação é de Marcos Losekann, repórter da Rede Globo, que reuniu cerca de 200 pessoas numa palestra sobre o tema Desafios do Jornalismo, Novas Mídias e Correspondentes. O evento aconteceu ontem, no anfiteatro da Universidade A Politécnica. Participaram estudantes, docentes e profissionais de jornalismo, mas também de outras áreas. Losekann discutiu a importância de humanizar as reportagens. Gabriel Júnior, apresentador da TVM que participou na palestra, acredita que a ausência de personagens é uma das imperfeições do jornalismo moçambicano. ''Mais do que tocar a mente, uma matéria deve emocionar", acrescentou Júnior. Para Fernando Matico, director de informação da Eco TV, é preciso oferecer o contexto em que a notícia acontece. ''Olhando a imprensa moçambicana, podemos notar uma certa padronização. As notícias são muito parecidas, as fontes são as mesmas ou se assemelham muito'', disse Matico. Foram abordados ainda temas como cobertura jornalística sobre conflitos militares, tendências de mercado e carreira internacional.  A palestra foi organizada pela IREX, em parceria com a Universidade A Politécnica. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.



Losekann diz que muitos problemas de qualidade e criatividade derivam da falta de sintonia entre operador de camera e o jornalista.



​Abu Choe, estudante da ECA, afirma que as novas mídias abrem espaço para concorrência e coexistência com a mídia tradicional  



​Palestrantes acompanham a reportagem do Losekann que mostra a necessidade da presença do quotidiano, personagem e a criatividade.



​Gabriel Júnior, apresentador da TVM, com Ricardo Mendes da IREX.



​Alexandre Rosa, Director de Informação da TIM.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

NOTICIÁRIO: Marcos Losekann, repórter especial da Rede Globo, fala sobre Desafios do Jornalismo, Novas Mídias e Correspondentes

Marcos Losekann, repórter especial da Rede Globo, fala sobre Desafios do Jornalismo, Novas Mídias e Correspondentes

 

MAPUTO, Moçambique, 03 de Junho de 2015 - Marcos Losekann, repórter da Rede Globo há 31 anos, vai dar uma palestra no anfiteatro da Universidade A Politécnica amanhã, 4 de Junho, às 17:00 horas. O tema da palestra será Desafios do Jornalismo, Novas Mídia e Correspondentes. No evento, Losekann vai partilhar as possibilidades de comunicar de forma criativa assuntos geralmente negligenciados ou menos explorados pelos profissionais de mídia. Para além de falar sobre as tendências de jornalismo e de como desenvolver uma carreira internacional, ele também estará disponível para partilhar a sua experiência como repórter especial da Rede Globo, a segunda maior rede de televisão do mundo e a primeira da lusofonia. Losekann trabalhou em todo o mundo, incluindo 20 países africanos, e em zonas de conflito militar. O jornalista está em Moçambique para colaborar na formação de jornalistas e de estudantes de comunicação que participam do Programa Para Fortalecimento da Mídia, financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.


Losekann foi correspondente em Londres durante 10 anos.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Palestra sobre desafios de jornalismo, novas mídias e correspondentes








CONVITE PARA PALESTRA
Desafios do Jornalismo, Novas Mídia e Correspondentes, com Marcos Losekann




Agradecemos pela sua confirmação e recordamos que o Marcos Losekann, repórter da Rede Globo há 31 anos, dará uma palestra no anfiteatro da Universidade A Politécnica na quinta-feira, 4 de Junho, às 17:00 horas. O tema da palestra será Desafios do Jornalismo, Novas Mídia e Correspondentes. O jornalista brasileiro trabalhou durante treze anos como correspondente internacional, nos escritórios de Israel e de Londres.
Losekann está em Moçambique para colaborar na formação de jornalistas e de estudantes de comunicação que participam do Programa Para Fortalecimento da Mídia, financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.
 
 


4 de Junho, das 17 às 19H, no Anfiteatro da Politécnica
4

AGRADECEMOS PELA CONFIRMAÇÃO






FOLLOW ON
TWITTER





FRIEND ON
FACEBOOK











Copyright © *|IREX_2015|* All rights reserved.
Unsubscribe Update subscription preferences
Para mais informações
Laque Francisco | lfrancisco@irex.org | 823734663










This email was sent to rodriguestato.junior@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
IREX MOZAMBIQUE · Av. Ho Chi Min, nº 1174, Maputo · Telefone: +258 21 320 090 ǀ +258 82 308 5215 · Maputo 1100 · Mozambique

Email Marketing Powered by MailChimp