sexta-feira, 5 de junho de 2015

NOTICIÁRIO: Losekann, da Rede Globo, fala sobre humanizar reportagens numa palestra para 200 participantes

Losekann, da Rede Globo, fala sobre humanizar reportagens numa palestra para 200 participantes 

 

MAPUTO, Moçambique, 5 Junho de 2015 – ''Jornalismo é dar voz às pessoas comuns, não só às autoridades. É isto que torna as histórias mais interessantes, reais e próximas daqueles espectadores que estão em casa, vendo o noticiário". A afirmação é de Marcos Losekann, repórter da Rede Globo, que reuniu cerca de 200 pessoas numa palestra sobre o tema Desafios do Jornalismo, Novas Mídias e Correspondentes. O evento aconteceu ontem, no anfiteatro da Universidade A Politécnica. Participaram estudantes, docentes e profissionais de jornalismo, mas também de outras áreas. Losekann discutiu a importância de humanizar as reportagens. Gabriel Júnior, apresentador da TVM que participou na palestra, acredita que a ausência de personagens é uma das imperfeições do jornalismo moçambicano. ''Mais do que tocar a mente, uma matéria deve emocionar", acrescentou Júnior. Para Fernando Matico, director de informação da Eco TV, é preciso oferecer o contexto em que a notícia acontece. ''Olhando a imprensa moçambicana, podemos notar uma certa padronização. As notícias são muito parecidas, as fontes são as mesmas ou se assemelham muito'', disse Matico. Foram abordados ainda temas como cobertura jornalística sobre conflitos militares, tendências de mercado e carreira internacional.  A palestra foi organizada pela IREX, em parceria com a Universidade A Politécnica. O Programa Para Fortalecimento da Mídia é financiado pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementado pela IREX.



Losekann diz que muitos problemas de qualidade e criatividade derivam da falta de sintonia entre operador de camera e o jornalista.



​Abu Choe, estudante da ECA, afirma que as novas mídias abrem espaço para concorrência e coexistência com a mídia tradicional  



​Palestrantes acompanham a reportagem do Losekann que mostra a necessidade da presença do quotidiano, personagem e a criatividade.



​Gabriel Júnior, apresentador da TVM, com Ricardo Mendes da IREX.



​Alexandre Rosa, Director de Informação da TIM.

Sem comentários:

Enviar um comentário